Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma tradição popular para o Réveillon é o ato de pular sete ondas na praia para atrair sorte e boas energias para um recomeço de ciclo | tdfugere/Pixabay
Uma tradição popular para o Réveillon é o ato de pular sete ondas na praia para atrair sorte e boas energias para um recomeço de ciclo.
Continua depois da publicidade
Originada nas religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda, a ação reúne grupos diferentes que realizam os setes pulos dando prosseguimento à antiga tradição.
Portanto, se você é um adepto deste costume ou deseja entender mais sobre essa prática que, segundo muitos, atrai boas energias e vibrações para o ano novo, saiba mais abaixo.
Aproveite também para saber como desejar um ótimo feliz ano novo para as pessoas queridas.
Continua depois da publicidade
Conforme tradição, quem pular as sete ondas no ano novo receberá uma purificação e a força de Iemanjá, orixá feminino considerado por muitos como a "mãe de todos", para superar os obstáculos para enfrentar o ano seguinte sem pedras no caminho.
Também acredita-se que essa superstição abre os caminhos para o próximo ano.
O número 7 é um dos mais especiais na religião de matriz africana devido à sua espiritualidade. Também representa Exu, filho de Iemanjá.
Continua depois da publicidade
Além disso, a Umbanda acredita que este número representa os 7 sentidos da vida, ou as 7 qualidades de Deus, representadas por 7 orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
Portanto, ao pular as sete ondas, você estará invocando os poderes de Iemanjá para abrir seus caminhos para o próximo ano, lhe aproximando de um caminho positivo.
Caso você vá passar a virada longe da praia, não tem problema. Há outra saída para não perder a tradição. A época de festas possui muitas simpatias para a chegada do ano novo.
Continua depois da publicidade
Para quem não mora no litoral ou não vai à praia na noite de Ano-Novo, uma alternativa é pular três vezes com o pé direito, enquanto segura uma taça de champanhe. Após os pulos, jogue a bebida por cima do ombro.
Segundo a crença, esta simpatia, também de origem africana, atrai sorte para o ano que está por começar. Também é possível complementar o método fazendo um pedido para cada pulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade