A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 09 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Como pular ondas para atrair sorte e boas energias

Originada nas religiões de matriz africana, a tradição reúne diversas pessoas em busca de positividade

Leonardo Sandre

17/12/2024 às 17:20  atualizado em 17/12/2024 às 17:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Uma tradição popular para o Réveillon é o ato de pular sete ondas na praia para atrair sorte e boas energias para um recomeço de ciclo

Uma tradição popular para o Réveillon é o ato de pular sete ondas na praia para atrair sorte e boas energias para um recomeço de ciclo | tdfugere/Pixabay

Uma tradição popular para o Réveillon é o ato de pular sete ondas na praia para atrair sorte e boas energias para um recomeço de ciclo.

Continua depois da publicidade

Originada nas religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda, a ação reúne grupos diferentes que realizam os setes pulos dando prosseguimento à antiga tradição.

Portanto, se você é um adepto deste costume ou deseja entender mais sobre essa prática que, segundo muitos, atrai boas energias e vibrações para o ano novo, saiba mais abaixo.

Aproveite também para saber como desejar um ótimo feliz ano novo para as pessoas queridas.

Continua depois da publicidade

Como é a tradição das 7 ondas?

Conforme tradição, quem pular as sete ondas no ano novo receberá uma purificação e a força de Iemanjá, orixá feminino considerado por muitos como a "mãe de todos", para superar os obstáculos para enfrentar o ano seguinte sem pedras no caminho.

Também acredita-se que essa superstição abre os caminhos para o próximo ano.

A representatividade do número 7

O número 7 é um dos mais especiais na religião de matriz africana devido à sua espiritualidade. Também representa Exu, filho de Iemanjá.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Umbanda acredita que este número representa os 7 sentidos da vida, ou as 7 qualidades de Deus, representadas por 7 orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.

Portanto, ao pular as sete ondas, você estará invocando os poderes de Iemanjá para abrir seus caminhos para o próximo ano, lhe aproximando de um caminho positivo.

Como pular as 7 ondas

  1. Quando o relógio estiver prestes a marcar meia-noite, vá para a beira do mar e pense nas melhores coisas que lhe aconteceram no ano que passou;
  2. Analise também as coisas negativas que aconteceram no período, de forma que consiga as visualizar ficando para trás;
  3. Quando der meia-noite, pule as sete ondas, fazendo um pedido diferente para cada uma delas;
  4. Para finalizar, mentalize seus caminhos abertos para que você receba tudo de bom que puder;
  5. Por último, alguns aconselham a sair do mar de costas, caminhando tranquilamente de frente para o mar, para não virar as costas à Iemanjá neste momento.

O que fazer se estiver longe da praia

Caso você vá passar a virada longe da praia, não tem problema. Há outra saída para não perder a tradição. A época de festas possui muitas simpatias para a chegada do ano novo.

Continua depois da publicidade

Para quem não mora no litoral ou não vai à praia na noite de Ano-Novo, uma alternativa é pular três vezes com o pé direito, enquanto segura uma taça de champanhe. Após os pulos, jogue a bebida por cima do ombro. 

Segundo a crença, esta simpatia, também de origem africana, atrai sorte para o ano que está por começar. Também é possível complementar o método fazendo um pedido para cada pulo.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados