Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Crianças se sentiram mais amadas após conversarem com os pais sobre esses temas | Freepik
A relação entre pais e filhos nem sempre é fácil, pois envolve a construção de um vínculo entre pessoas de diferentes gerações e personalidades. Se os pais tiverem uma rotina agitada, é ainda mais difícil se conectar com as crianças.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, em 2024, um grupo de psicólogos da Universidade de Amsterdã, na Holanda, tentou responder como os pais poderiam fazer seus filhos se sentirem mais amados.
O diferencial da pesquisa holandesa é que os pais deveriam fazer 14 perguntas elaboradas para crianças entre 8 e 13 anos.
A ideia vem de outras teorias já comprovadas sobre a relação entre o amor dos pais e a saúde e bem-estar de uma criança.
Continua depois da publicidade
Além disso, um método anterior conhecido como “procedimento de amizade rápida" foi testado em adultos e mostrou que fazer perguntas profundas pode aproximar as pessoas.
De acordo com a BBC News chinesa, o psicólogo Eddie Brummelman e sua equipe adaptaram as questões do método para uso com crianças. Em seguida, eles pediram aos pais que conversassem com os filhos fazendo perguntas como:
Antes e depois de discutirem as perguntas com os pais, as crianças responderam a um questionário para avaliar o quanto elas se sentiam amadas e apoiadas.
Continua depois da publicidade
A conversa durou apenas nove minutos, mas a avaliação das crianças foi significativamente mais alta no final do experimento, mostrando que ele de fato funciona.
Segundo Brummelman, o resultado não seria o mesmo se os pais fizessem perguntas triviais.
"Pais e filhos vão além de apenas conversar sobre lazer ou trabalho para discutir temas como a morte", disse ele, segundo a BBC News chinesa. "Isso [as perguntas] os incentiva a discutir temas verdadeiramente significativos."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade