Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fruta brasileira pode ser aliada na luta contra a diabetes | Freepik
Um problema muito comum atualmente é a diabetes. Estima-se que 10% da população adulta do Brasil tenha a doença, no total são mais de 15 milhões de casos em todo o país.
Continua depois da publicidade
Mas você sabia que tem uma fruta brasileira que consegue controlar o nível de açúcar no sangue?
A pitanga é uma planta originária da América do Sul, bastante conhecida por seu uso tradicional na medicina caseira e pelo interesse que tem despertado em pesquisas científicas dentro e fora do Brasil.
As folhas, os frutos e as sementes da planta reúnem diversos compostos com ação benéfica para o organismo. Com o aumento da procura por tratamentos naturais, novos estudos têm explorado mais a fundo as possíveis aplicações medicinais da pitanga.
Continua depois da publicidade
Diversos trabalhos científicos têm mostrado os efeitos positivos da pitanga no controle da glicemia.
Substâncias como taninos e flavonoides, presentes nas folhas, são responsáveis por reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Essa ação é especialmente importante para quem procura opções naturais de prevenção ou tratamento do diabetes tipo 2, como apontam recentes revisões na literatura médica.
Continua depois da publicidade
O extrato da pitanga possui importante ação anti-inflamatória, graças à presença de compostos como fenóis e terpenos, entre eles o beta-cariofileno e o ácido elágico.
Essas substâncias naturais ajudam a regular a atuação de agentes ligados à inflamação, contribuindo para o alívio de sintomas de doenças inflamatórias de longa duração.
Pesquisas recentes na área da farmacologia mostram uma ligação evidente entre o uso da planta e a redução de processos inflamatórios.
Continua depois da publicidade
A pitanga contém altos níveis de flavonoides, antocianinas e vitamina C, substâncias que garantem à planta uma forte ação antioxidante.
Esses compostos ajudam a combater os radicais livres, o que pode prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas.
Estudos indicam que os extratos da pitanga têm potencial para diminuir o estresse oxidativo em diferentes sistemas biológicos.
Continua depois da publicidade
Na medicina tradicional, a pitanga é aproveitada de várias maneiras, que ajudam a potencializar seus efeitos terapêuticos. Entre os usos mais populares, estão:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade