Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
B-2 Spirit detém o recorde de missão de combate mais longa da história | Reprodução: Youtube
O bombardeiro B-2 Spirit, construído pela Northrop Grumman, é um dos aviões mais tecnológicos do mundo. Resistente, o modelo pode voar mais de 11 mil km sem reabastecimento e possui apenas 19 unidades em funcionamento.
Continua depois da publicidade
Considerado uma das maravilhas da engenharia, o B-2 Spirit pertence à Força Aérea dos Estados Unidos. É o único avião militar que combina longo alcance, disfarce e enorme capacidade de armazenamento. Segundo a empresa criadora, um B-2 pode transportar uma carga útil de 20 toneladas.
O B-2 detém o recorde de missão de combate mais longa de todas, quando se trata de ataque nas alturas. Em 2001, o Spirit of America, ao lado de outros cinco B-2, foi o primeiro a entrar no espaço aéreo afegão.
A operação de 44 horas se tornou ainda mais impressionante por causa da rápida parada de 45 minutos, com os motores ainda em funcionamento, para uma troca de tripulação e manutenção.
Continua depois da publicidade
Logo em seguida, o B-2 Spirit, retornou ao Missouri para outro voo de 30 horas, totalizando mais de 70 horas nas alturas.
Esse modelo de aeronave é capaz de entrar no território inimigo sem ser detectado pelos mais sofisticados radares antiaéreos. É daí que vem a fama de “invisível”.
Em operações de guerra, a arma pode ser confundida com uma simples ave por avançados sistemas de segurança.
Continua depois da publicidade
A capacidade de disfarce do B-2 vem da tecnologia “stealth”, que absorve as ondas de radar, impedindo que sejam refletidas de volta para os sistemas de detecção inimigos.
Além disso, o formato “asa voadora” espalha essas ondas, o que dificulta a percepção da aeronave antes que seja tarde demais.
O B-2 Spirit começou a ser desenvolvido na década de 1980, como parte de um programa do Pentágono para criar um bombardeiro furtivo capaz de penetrar o espaço aéreo da União Soviética durante a Guerra Fria.
Continua depois da publicidade
Foi em 17 de julho de 1989 que o bombardeio levantou voo pela primeira vez. Os Estados Unidos produziram 21 unidades do B-2 Spirit, mas apenas 19 seguem ativas, pois duas aeronaves foram perdidas em acidentes.
Considerado o avião militar mais caro já produzido, a unidade do B-2 tem preço estimado em US$2,1 bilhões.
A Guerra Fria foi só o primeiro episódio histórico em que o bombardeiro esteve presente. O avião atuou na Operação Força Aliada (Sérvia), na Operação Liberdade Duradoura (Afeganistão), na Operação Liberdade do Iraque (Iraque) e duas vezes na Líbia, com as operações Odisseia Alvorada e Odisseia Relâmpago.
Continua depois da publicidade
Mais recentemente, o avião foi usado pela Força Aérea americana para atacar três instalações nucleares iranianas em junho de 2025. O episódio aconteceu durante a guerra entre Israel e Irã, que contou com a interferência dos Estados Unidos.
Além de atuar em conflitos reais, o B-2 também faz parte de filmes de Hollywood, destacando-se em obras como Independence Day, Armageddon, Homem de Ferro 2, Cloverfield, Aviões, Rampage e Capitã Marvel.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade