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O trajeto é o único em operação ainda no País | Reprodução/YouTube
A única linha interestadual de trem em operação no Brasil atualmente é a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que liga a capital do Espírito Santo, Vitória, especificamente a cidade de Cariacica na região metropolitana, à capital mineira Belo Horizonte.
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Essa ferrovia é um marco histórico e estratégico para o desenvolvimento econômico da região, além de oferecer uma rota de trem de passageiros que percorre cerca de 664 km em aproximadamente 13 horas.
É a única ferrovia do país a operar trens de passageiros diariamente em longa distância.Ao longo do trajeto são atendidas 30 estações, por onde passam cerca de 740 mil passageiros anualmente.
O projeto da EFVM teve início no final do século XIX, com a primeira inauguração ocorrida em 1904, ligando inicialmente Vitória a Natividade, no Espírito Santo.
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O objetivo inicial era o transporte de café e produtos agrícolas, mas a expansão da mineração em Minas Gerais, especialmente em Itabira, ampliou o papel da ferrovia para o escoamento de minério de ferro.
Essa linha férrea foi essencial para o desenvolvimento de cidades e municípios ao longo do Vale do Rio Doce e do Espírito Santo, como Coronel Fabriciano e o complexo industrial do Vale do Aço.
Controlada pela Vale S.A., a ferrovia se tornou uma das mais importantes do país para o transporte de cargas, destacando especialmente o minério de ferro, além de grãos, celulose e madeira.
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Com 905 km de extensão operacional, a EFVM é considerada uma das ferrovias mais modernas do Brasil.
A linha possui uma infraestrutura robusta, composta por 45 túneis, 127 pontes e mais de 30 estações.
A operação do trem de passageiros é diária, oferecendo um meio de transporte seguro e confortável.
O trajeto revela belas paisagens que passam pela Mata Atlântica, áreas de Cerrado e regiões montanhosas, conectando 42 municípios e favorecendo o desenvolvimento regional.
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A Estrada de Ferro Vitória a Minas é vital não só para o transporte de passageiros, mas principalmente para o escoamento do minério de ferro, que representa uma grande parcela das exportações brasileiras.
Em 2023, mais de 85 milhões de toneladas de minério foram transportadas pela EFVM.
A ferrovia também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico ao gerar emprego para milhares de pessoas.
Além disso, favorece a expansão industrial e urbana em sua área de influência e mantém um papel turístico relevante ao conectar duas capitais importantes.
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Além de sua importância econômica, a viagem na EFVM se destaca como uma experiência turística única.
O trajeto é procurado por passageiros locais e turistas que desejam conhecer paisagens variadas, como rios, plantações, montanhas e trechos de mata preservada.
O trem é reconhecido pela segurança e conforto, oferecendo serviços que valorizam o percurso como uma oportunidade de observar a cultura, a história e a natureza do Sudeste brasileiro.
Assim, a EFVM mantém sua relevância ao unir transporte moderno e legado histórico, permanecendo como a única ligação interestadual de trem de passageiros em operação no país.
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