Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em alguns países, somente a prova final é necessária | Freepik
Em diversos países pelo mundo, a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obtenção da carteira de motorista não é regra. O processo para se habilitar varia bastante e, em algumas nações, o candidato pode obter a permissão para dirigir sem a necessidade de cursos presenciais ou carga horária mínima obrigatória em escolas de direção.
Essa abordagem, que foge do modelo mais rígido adotado por muitos países, inclusive o Brasil, tem sido estudada por autoridades brasileiras como forma de reduzir custos e tornar o acesso à carteira de motorista mais acessível.
Continua depois da publicidade
No México, especialmente em sua capital, o processo de habilitação já foi considerado um dos mais flexíveis do mundo. Em alguns estados, basta apresentar documentação e pagar uma taxa para receber a carteira, sem a exigência formal de exames teóricos ou práticos.
Apesar de críticas ligadas à segurança viária, o modelo mexe com a burocracia tradicional e diminui o tempo e custo para o condutor obter sua permissão.
Nos Estados Unidos, as regras para tirar a carteira são definidas por cada estado, mas na maioria deles não há obrigatoriedade de frequentar autoescolas para adultos.
Continua depois da publicidade
O candidato pode se preparar por conta própria, fazendo o estudo teórico de maneira independente, para depois realizar provas teóricas e práticas aplicadas pelo órgão de trânsito local.
Para adolescentes, existem programas supervisionados, mas a flexibilidade para adultos é grande.
Nos países escandinavos, como Suécia e Estônia, o aprendizado pode ocorrer fora do ambiente formal da autoescola, desde que realizado com instrutores devidamente capacitados.
Continua depois da publicidade
Na Suécia, por exemplo, pais e parentes habilitados podem ensinar os candidatos, contanto que tenham passado por cursos oficiais para isso.
A Estônia também permite o estudo autodidata e aulas particulares, com avaliações apenas na etapa final para obtenção da licença.
A Finlândia mantém um sistema intermediário, que até recentemente permitia que o aprendizado fosse feito com instrutores particulares — normalmente familiares — desde que autorizados.
Continua depois da publicidade
Reformas recentes incluíram aulas obrigatórias em simuladores e módulos teóricos formais, mas ainda assim o modelo é menos centralizado em autoescolas do que em outras nações.
Esse panorama internacional evidencia como modelos alternativos à obrigatoriedade de frequentar autoescolas podem existir sem abrir mão da segurança, por meio de fiscalização e exames práticos e teóricos aplicados pelas autoridades de trânsito.
A experiência mundial mostra que o acesso facilitado pode ser aliado a processos rigorosos de avaliação para garantir que os condutores estejam aptos para dirigir.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade