Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pessoas introvertidas tendem a prestar mais atenção | Foto gerada por IA
Você já se sentiu menosprezado por ser introvertido? Saiba que você tem habilidades que te colocam à frente dos extrovertidos no meio corporativo. Quem explica isso é a executiva e palestrante Lorraine K. Lee, autora do livro Unforgettable Presence (Presença Inesquecível).
Continua depois da publicidade
A especialista conta sua própria trajetória na obra e mostra como sua introversão a ajudou em conquistas profissionais. Para ela, não apenas as pessoas que falam alto e dominam o ambiente podem liderar e impor respeito no trabalho.
“Eu era a criança quieta que nunca levantava a mão na aula. Hoje, sou palestrante global, participo regularmente de podcasts, dou entrevistas na TV e falo para grandes plateias”, afirma Lorraine em artigo publicado na CNBC Make It.
Os introvertidos tendem a escutar mais e falar menos em reuniões ou salas de aula. Essa característica pode ser vista como fraqueza, mas, na verdade, é uma grande vantagem desse tipo de personalidade, segundo Lorraine.
Continua depois da publicidade
Apesar de não fazer discursos grandiosos para ganhar a atenção na reunião, pessoas introvertidas prestam atenção nos detalhes. Lembrar dessas pequenas coisas demonstra o interesse naquele evento, o que pode ser valorizado por superiores no trabalho.
Esse comportamento ajuda na construção de relacionamentos fortes e duradouros. A atenção nos detalhes, como o café preferido de um amigo, ou perceber a dificuldade de um cliente, gera confiança e lealdade, fundamentais no meio corporativo.
Lorraine diz que os introvertidos precisam saber lidar com essa qualidade. “Faça perguntas complementares bem pensadas que mostrem que você está prestando atenção. Não presuma que ouvir passivamente vá criar uma conexão”.
Continua depois da publicidade
Os introvertidos, apesar de falarem com menos frequência, não se ausentam de diálogos e discussões. Por pouparem palavras, os discursos dessas pessoas tendem a ter mais impacto no ambiente.
“Isso porque eles não falam por falar. Eles dedicaram um tempo para refletir sobre a mensagem”, explica Lorraine. Ela afirma que essa é uma vantagem única para os introvertidos, pois eles conseguem ter uma comunicação mais clara e intencional.
O importante não é falar mais, mas falar com clareza e propósito para ser entendido sem rodeios. A especialista indica que os funcionários peçam as pautas de reuniões ou encontros antes de acontecerem, para que possam estudar e se preparar para ter falas certeiras.
Continua depois da publicidade
Lorraine ainda alerta: “Não espere demais pelo momento perfeito ou se cale, pensando duas vezes. Você perderá a oportunidade — e sua perspectiva não será ouvida”.
Além de comunicar com clareza, saber de pautas antes de reuniões importantes traz confiança para pessoas introvertidas. Isso acontece porque elas são ótimas em se prepararem previamente e não gostam de improvisar.
Nessa preparação, elas reconhecem o público para quem será o discurso, pensam em perguntas estratégicas com antecedência e usam essa percepção para se conectar durante a sessão. Tudo isso vira um grande ensaio, que no final se torna um espetáculo de confiança.
Continua depois da publicidade
“Esse tipo de preparação costuma ser invisível. Mas é uma arma secreta em situações de alto risco, como entrevistas de emprego , apresentações e conversas difíceis em equipe”, explica Lorraine.
Apesar de não gostarem de ser o centro das atenções, os introvertidos são ótimos oradores. Com essas três habilidades, essas pessoas ganham pontos no trabalho e na vida. “A introversão não é uma barreira para o sucesso; é um caminho diferente para ele.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade