Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O asteroide espalhou detritos ao redor do globo | Imagem: Domínio público
Pesquisadores do Observatório da Terra de Singapura conseguiram identificar onde um imenso asteroide atingiu a superfície do planeta a aproximadamente 789 mil anos atrás.
Continua depois da publicidade
O asteroide atingiu a terra onde hoje fica o Laos, país do sudeste asiatico. Os cientistas já possuíam diversas evidências da queda de um asteróide na Ásia, mas só agora conseguiram entender com precisão o local do impacto.
O impacto aconteceu em Bolavem, uma montanha no sul do Laos, mas os sinais da queda estão espalhados por todo o globo.
Com a imensa energia liberada na queda, rochas cristalizadas negras chamadas de tectites se espalharam até a África, em Madagascar, na Antártida e até na Austrália.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores passaram décadas reunindo essas pequenas evidências, já que com o passar dos anos os vestígios são apagados pelos processos geológicos da própria Terra.
O local do impacto permaneceu escondido por tanto tempo por uma combinação de fatores. O planalto Bolaven fica encoberto por uma densa floresta tropical. O Laos também compôs o chamado “segundo mundo” durante a Guerra Fria, o que dificultou o contato com os países capitalistas.
Até mesmo guerras atrapalharam a descoberta. Segundo relata Kerry Sieh, da Universidade Tecnológica de Nanyang, “munições não detonadas dificultaram o trabalho de campo por décadas”.
Continua depois da publicidade
Foi juntando pistas com o tempo que os pesquisadores perceberam que as tectites são encontradas em concentração muito maior no Campo Vulcânico de Bolaven. O mistério finalmente fora resolvido.
Asteroides são mesmo objetos intrigantes. Enquantos alguns se preocupam com uma possível colisão, a Nasa e bilionários do mundo todo já estão de olho nos recursos naturais que a mineração de um deles pode oferecer.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade