A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 27 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Criatura de seis olhos com corpo azul é encontrada em floresta

Conheça a história por trás da descoberta dessa nova espécie que habita galhos de árvores caídos no Japão e intriga cientistas por sua aparência única

Julia Teixeira

27/08/2025 às 07:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Criatura minúscula de seis olhos e corpo brilhante intriga cientistas no Japão

Criatura minúscula de seis olhos e corpo brilhante intriga cientistas no Japão | Freepik

Uma pequena criatura azul brilhante, com seis olhos, se contorceu em meio à decomposição no topo de um galho de árvore caído – e caiu em uma armadilha em forma de funil montada por pesquisadores no Japão. 

Continua depois da publicidade

A descoberta aconteceu durante a busca por colêmbolos, pequenos insetos que rastejam e pulam.

Cientistas estavam explorando uma floresta na Ilha de Tsushima, no Japão, e lá se depararam com um animal que se revelou uma nova espécie: o Paranura tsushimaensis. 

Segundo o estudo publicado na revista Zootaxa, essa é apenas uma das quatro espécies de Paranura encontradas recentemente em território japonês. 

Continua depois da publicidade

A descoberta sugere que há uma forte relação entre o gênero e a madeira morta, o que pode levar a novas pesquisas no futuro.

Criatura minúscula de seis olhos e corpo brilhante intriga cientistas no JapãoCriatura minúscula de seis olhos e corpo brilhante intriga cientistas no Japão. (Foto: inspirada na imagem real, com IA)

O que se sabe sobre a nova espécie?

A criatura recebeu o nome de Paranura tsushimaensis em homenagem ao seu habitat, a Ilha de Tsushima. Ela tem o corpo longo e achatado e, segundo a pesquisa, mede entre 1,5 e 1,7 milímetros de comprimento

O corpo é azul brilhante e, o mais intrigante, tem seis olhos pretos na cabeça. Os cientistas conseguiram coletar dois espécimes fêmeas, três machos e um filhote durante a expedição.

Continua depois da publicidade

E as outras espécies descobertas?

Além da Paranura tsushimaensis, outras três novas espécies do gênero foram descobertas: P. nakamurai, P. alpicola e P. convallis. 

Todas foram encontradas em galhos de árvores podres e caídos em diferentes províncias do Japão. A P. nakamurai foi localizada na Ilha de Sado, na província de Niigata. Ela tem o corpo amarelado e quatro olhos. 

O nome é uma homenagem a Kahito Nakamura, que a coletou. Já a P. alpicola foi encontrada em uma floresta no Monte Syakagatake, na província de Nara, e o nome se deve ao seu habitat alpino. 

Continua depois da publicidade

Por fim, a P. convallis também foi descoberta na província de Nara, em um vale montanhoso, o que inspira seu nome. A criatura tem o corpo robusto, é alaranjada, tem seis olhos e mede entre 1,5 e 2,5 milímetros.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados