Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A descoberta é surpreendente, confira | Imagem gerada por IA
Na água azul-esverdeada do Vietnã, vive um gigante desconhecido. Porém, após buscas de mergulhadores especialistas, ele saiu do anonimato e chocou o mundo da ciência com a sua existência silenciosa.
Continua depois da publicidade
Durante uma expedição da vida marinha na Baía de Ha Long, os mergulhadores encontraram esse ser até então misterioso e registraram a descoberta por meio de uma publicação no renomado Journal of Marine Science and Engineering.
Em um túnel semi-escuro, eles encontraram uma grande esponja-do-mar. Elas estavam espalhadas por rochas rasas e recifes, e foram coletadas oito amostras para análise.
A nova espécie recebeu o nome científico Cladocroce pansinii. De acordo com os especialistas, elas são geralmente maciças e em formato de tubo. Enquanto estavam na baía, longe de grandes perigos, elas chegavam a 20 centímetros.
Continua depois da publicidade
Seu formato pode variar, mas sua coloração é normalmente verde-clara. Existe uma grande diversidade dentro da espécie, podendo ser mais longa e com “galhos” finos, ou mais baixa e com galhos grossos.
As esponjas são seres muito importantes para o ecossistema marinho no geral. Elas exercem um papel importante de ciclagem de nutrientes, que é a transformação contínua de elementos essenciais para a via.
Além disso, elas fornecem abrigo e alimento para outros seres vivos. Também fornecem compostos bioativos que podem ter aplicações medicinas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade