Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cientistas não descartaram instinto maternal em fêmeas da espécie | Freepik
Crocodilos são predadores do topo da cadeia alimentar. Estima-se que, todo ano, cerca de mil pessoas sejam vítimas fatais de ataques de crocodilo.
Continua depois da publicidade
Uma investigação recente analisou o comportamento predatório dos crocodilos e os expôs ao choro de filhotes de diferentes espécies, inclusive humanos. O resultado foi surpreendente e até assustador.
Uma pesquisa revelou que crocodilos-do-Nilo reagem fortemente ao choro de bebês de bonobos, chimpanzés e também de humanos.
De acordo com o artigo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, os répteis parecem ser capazes de identificar níveis de sofrimento nos sons emitidos.
Continua depois da publicidade
Ao ouvirem gravações de bebês chorando, os crocodilos foram atraídos especialmente pelos áudios que transmitiam maior angústia.
Esse comportamento pode indicar instinto de caça, mas os especialistas também levantam a hipótese de que fêmeas possam reagir de forma ligada a um possível cuidado materno.
Para o teste, alto-falantes transmitiram os sons a aproximadamente 300 crocodilos-do-Nilo no Crocoparc, em Agadir, no Marrocos, e muitos responderam quase de imediato.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, quanto mais intenso o sofrimento aparente, maior era a reação dos animais.
"Nossos experimentos obviamente não significam que crocodilos não possam ser atraídos por outros sinais além de chamados de socorro, eles são caçadores oportunistas", escreveram os autores no estudo que foi publicado.
Eles ainda ressaltaram que não é possível descartar que alguns tenham reagido em um contexto relacionado ao cuidado parental.
Continua depois da publicidade
As descobertas foram comparadas a outro estudo em que os mesmos sons foram apresentados a voluntários humanos.
Esse levantamento apontou que humanos e crocodilos utilizam critérios distintos para avaliar sofrimento em outras espécies, e que a percepção humana costuma ser menos exata.
Enquanto os humanos se guiavam principalmente pelo tom, os crocodilos respondiam a fatores como “caos determinístico, harmonicidade e picos espectrais”.
Continua depois da publicidade
Os cientistas observaram que os crocodilos conseguem identificar sinais de sofrimento em espécies muito distantes deles. É importante lembrar que crocodilos-do-Nilo podem atingir até 6 metros de comprimento e pesar cerca de 740 quilos.
Esses répteis geralmente vivem em áreas próximas a comunidades humanas, o que favorece encontros frequentes.
O estudo destaca que os números exatos são imprecisos, mas estima-se que apenas o crocodilo-do-Nilo seja responsável por até 200 mortes humanas por ano. Considerando todas as espécies, esse número é ainda mais elevado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade