Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No Android, o ponto geralmente aparece na cor verde sempre que algum aplicativo usa a câmera ou o microfone. | Ilustração com IA
Quem utiliza smartphone talvez já tenha reparado: um pequenino ponto luminoso e colorido pode surgir no topo da tela, geralmente no canto direito, enquanto você mexe no aparelho.
Continua depois da publicidade
Embora discreto, esse indicador pode proteger a sua privacidade — ou sinalizar risco de espionagem digital, caso apareça fora do comum. Entenda o que significa esse alerta visual e como se proteger.
No Android ou no iPhone, o pequeno ponto verde ou laranja não indica bateria cheia nem algum erro do sistema, mas sim que o microfone ou a câmera do celular estão sendo acessados naquele momento.
O sinal faz parte das medidas de transparência dos principais sistemas operacionais para que você saiba sempre que um app utilizar recursos "sensíveis" do aparelho.
Continua depois da publicidade
- No Android, o ponto geralmente aparece na cor verde sempre que algum aplicativo usa a câmera ou o microfone.
- No iOS (iPhone), verde indica câmera, enquanto o laranja mostra que o microfone está ativo.
Esse indicador foi criado para garantir mais segurança ao usuário: mesmo que um aplicativo funcione em segundo plano ou tente acessar sua câmera ou microfone sem permissão explícita, não pode esconder o alerta do sistema operacional.
Ao abrir a câmera, iniciar uma chamada de vídeo, gravar áudios para um app, ou usar o WhatsApp/Instagram, é normal ver o ponto luminoso surgir.
Continua depois da publicidade
Porém, atenção: se o indicador aparecer sem que você tenha aberto conscientemente um app que usa câmera ou microfone, é possível que algum app esteja acessando essas funções sem sua autorização. Em casos extremos, pode ser sinal da ação de um aplicativo malicioso tentando monitorar você.
Ambos os sistemas facilitam essa verificação:
Não. O sistema operacional força o alerta visual sempre que os recursos de áudio ou vídeo são acessados. Programas maliciosos, mesmo sofisticados, não conseguem ocultar o ponto, que permanece como barreira de segurança para o usuário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade