Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fazer escovação diária é essencial para remover a sujeira e células mortas, o que ajuda a diminuir o mau cheiro | Nishizuka | Pexels
Por conta do hábito de tomar banho todos os dias, o brasileiro acredita que o cachorro precisa ter um cuidado parecido. Mas diferente dos humanos, não é essencial que o animal tome banho vários banhos ao mês, isso enfraquece as defesas dele. Veja qual a frequência ideal.
Continua depois da publicidade
Se você é aquele dono que tem mania de limpeza, e acredita que banhos toda a semana são essenciais para o bem-estar do seu cachorro, está equivocado.
O excesso remove a camada de gordura que protege ele contra fungos e alergias, assim o seu cãozinho fica exposto aos perigos externos com mais facilidade.
Outra função dessa camada é manter bactérias que são responsáveis pelo bom funcionamento do organismos, sem elas, os cães ficam mais suscetíveis a doenças.
Continua depois da publicidade
Especialistas dizem que cada animal é de uma forma. Entender o tipo de cachorro é fundamental para estabelecer a frequência, pois o banho baixa a imunidade do cão.
Entender a pelagem do seu pet é o primeiro passo para saber a quantidade ideal. Cães de pêlo curto devem tomar banho no intervalo de quinze dias, e de pêlo longo em até dez dias, certo?
Errado, especialistas dizem que quanto maior o espaçamento do banho melhor a saúde do cachorro. O tipo de pelagem importa, mesmo assim, cachorros de dentro de casa podem ficar até 30 dias sem banho.
Continua depois da publicidade
Se ele tiver alguma doença na pele ou particularidade, deve ser levado para um veterinário para ser analisado.
O mais comum é apresentar mau cheiro em regiões próximas das orelhas, pescoço e barriga. Causadas pelo excesso de oleosidade e sujeira.
A pelagem opaca também é um indicativo. A oleosidade deixa ele com aparência gordurosa, o que não é o correto. Animais com o pêlo brilhando indicam não só que estão saudáveis, mas limpinhos.
Continua depois da publicidade
Outro fator a ser observado são as coceiras frequentes. Pescoço, dorso e orelha são regiões de fácil acúmulo de sujeira, um banho com shampoo deve aliviar o incômodo do seu animal.
Não só a coceira, mas se o cachorro lambe de forma intensiva uma região do corpo, ele pode estar tentando limpar aquela região. Além disso, manchas amareladas, avermelhadas ou escuras na barriga, peito e patas são sinais de sujeira.
No verão e em dias úmidos, cães acumulam umidade na pele, o que favorece fungos e dermatites. Banhos mais frequentes ajudam a manter a saúde, desde que sigam a recomendação do veterinário
Continua depois da publicidade
Por isso, não lave o seu cachorro muitas vezes ao mês. Converse com o veterinário e identifique a quantidade ideal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade