A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 21 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Dubai brasileira é famosa por grandes arranha-céus

Cidade possui os três prédios mais altos do País

Leonardo Siqueira

21/10/2025 às 14:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Esse município teve a faixa de areia alargada por conta dos prédios

Esse município teve a faixa de areia alargada por conta dos prédios | Reprodução YouTube | Sao Paulo Nas Alturas

Nos últimos anos essa cidade ganhou notoriedade por conta dos prédios altos que mudaram a paisagem da orla. O apelido de “Dubai brasileira” foi dado pela imprensa brasileira, depois que o programa Fantástico fez uma reportagem sobre a sombra que os arranha-céus faziam na praia. 

Continua depois da publicidade

Design diferenciado

A inspiração de arquitetura não vem somente de Dubai. 

“China, Estados Unidos, Panamá. Onde empresários realizaram visita para conhecer e buscar a tecnologia empregada na indústria da construção para edifícios de grandes alturas”, afirmou o engenheiro João Paulo Packer Silva, presidente do Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú ao portal g1. 

Assim como as inspirações são de diversos países, não há um consenso de como deve ser a estrutura cível de Balneário Camboriú. O engenheiro diz que cada empresa está buscando um design diferenciado para o seu produto. 

Continua depois da publicidade

“Em alguns casos, [as empresas buscam] assinaturas de importantes escritórios de arquitetura que buscam produtos exclusivos”, completou Silva.  

Dubai somente aparece ligada com a cidade brasileira em uma feira de turismo. Quando o até então prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) apresentou a cidade catarinense para “possíveis investimentos”, explicou o político. 

Histórico

Fundada em 1964, Balneário Camboriú foi emancipada da cidade vizinha Camboriú. Os prédios começaram a surgir a partir dos anos 1970. 

Continua depois da publicidade

Um bom exemplo é o Hotel Fischer inaugurado em 1957 com quatro pavimentos. Treze anos depois passou a ter 10 andares. Ele foi demolido para dar lugar a um prédio maior e mais alto. 

"A cidade já estava tomada de prédios nos anos 2000. É uma questão de necessidade de construir grandes prédios em terrenos cada vez menores", resumiu a historiadora Mariana Schlickmann.

O  metro quadrado mais caro de 2022 foi o de Balneário Camboriú. O preço médio da venda de imóvel foi de R$ 10.093 por m², atrás apenas de São Paulo. A explicação? Falta de espaço na cidade. 

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú é o segundo menor município de Santa Catarina com 45.214 quilômetros quadrados. Portanto, a tendência é que os valores subam e mais arranha-céus apareçam na cidade catarinense. 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados