Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Especialistas explicam se é seguro comer cebolas que brotaram e como evitar o gosto amargo. | Reprodução/YT
Todo mundo conhece aquele aroma delicioso que invade a casa quando uma cebola começa a dourar na panela. Mas, de vez em quando, nos deparamos com cebolas que já começaram a brotar. Surge a dúvida: será que ainda dá para consumir?
Continua depois da publicidade
Segundo a nutricionista Laura M. Ali, de Pittsburgh, os brotos não têm risco à saúde. Muito pelo contrário: podem até trazer um sabor diferenciado às receitas, desde que estejam em bom estado.
Cebolas são vegetais resistentes e podem durar meses se armazenadas corretamente. No entanto, sob lugares quentes, úmidos ou com muita luz, elas entendem que é hora de crescer e iniciam o processo de brotação.
Brotação é um estágio natural do ciclo de vida da cebola. “Como um bulbo de flor, a cebola sente umidade, calor e luz e recebe o sinal de que é primavera e que deve crescer”, ensina Laura Ali. Isso pode ocorrer mesmo sem solo, apenas pelas condições do local onde é guardada.
Continua depois da publicidade
Diferente de batatas que podem se tornar tóxicas ao brotar, todas as partes da cebola continuam seguras para consumo. Os brotos verdes, inclusive, lembram o sabor da cebolinha e podem ser incorporados em vários pratos.
O sabor da cebola brotada pode mudar: “Ela perde açúcar durante o processo e tende a ficar mais amarga e menos adocicada”, explica Laura Ali. Por isso, recomenda-se evitar usá-la crua, já que pode ficar mais desagradável ao paladar.
O ideal é consumir cebolas pouco tempo após a compra. Para quem gosta de comprar em grandes quantidades, alguns cuidados ajudam a prolongar a durabilidade:
Continua depois da publicidade
Essas atitudes simples impedem que a cebola receba o “sinal” para iniciar seu crescimento, preservando por mais tempo o sabor e a textura do vegetal.
Se notar que a cebola está mole, com líquido escorrendo ou apresenta pontos de mofo, não arrisque: jogue fora ou envie ao compostor. Apenas cebolas firmes e sem odor estranho são indicadas para o consumo.
Em resumo, comer cebola brotada não traz qualquer risco, mas pode alterar um pouco a receita. Fazendo bom uso dos brotos e armazenando corretamente, é possível evitar desperdício e manter o sabor dos pratos.
Continua depois da publicidade
Fonte: entrevista com Laura M. Ali, nutricionista, e informações do portal Delish.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade