Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
o desempenho é extraordinário, quando se leva em conta os perigos e limitações impostas pelo salto alto | Divulgação/Guinness Book
Em um cenário onde recordes esportivos chamam a atenção do mundo, alguns se destacam justamente pela ousadia.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do site Fatos Desconhecidos, o caso do espanhol Christian Roberto López Rodríguez entrou para o Guinness World Records ao correr 100 metros usando salto alto.
O tempo de 12,82 segundos foi homologado oficialmente, garantindo-lhe o título de recordista na categoria “100 metros rasos com salto alto (masculino)”.
A façanha não foi simples: para que o recorde fosse aceito, havia exigências específicas. O salto alto utilizado tinha altura mínima de 7 centímetros e não poderia ser do tipo plataforma larga.
Continua depois da publicidade
Ou seja, o calçado precisava ter salto estreito para garantir o caráter de corrida “real”, com todos os desafios de estabilidade inerentes.
Christian Roberto López Rodríguez já acumula uma coleção de marcas pouco convencionais no Guinness. Além dessa corrida com salto alto, ele participou de outros desafios notáveis, como correr vendado, correr de costas, entre outros.
O tempo de 12,82 segundos é cerca de 3,24 segundos mais lento do que tempos alcançados em condições ideais (isto é, usando calçado esportivo apropriado, pista convencional, etc.).
Continua depois da publicidade
Apesar disso, o desempenho é extraordinário, quando se leva em conta os perigos e limitações impostas pelo salto alto: alteração no centro de gravidade, exigência maior de equilíbrio, risco de pisadas erradas e estresse físico sobre tornozelos, pés e postura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade