Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com grande valor nutricional, a fruta pode auxiliar nos combates ao mal de Parkinson e Alzheimer | Huertinadetoni/Depositphotos
Originária da Amazônia, uma das plantas medicinais mais utilizadas pelos povos indígenas do Norte do País tem efeitos terapêuticos principalmente no cérebro.
Continua depois da publicidade
O camapu, conhecido como físalis ou physalis peruviana, se destaca também pela rapidez no ciclo de crescimento, podendo dar frutos em até 90 dias se for cultivada em condições ideais.
Com grande valor nutricional, a fruta pode auxiliar nos combates ao mal de Parkinson e Alzheimer.
Com frutificação rápida e alto valor alimentar, a físalis chama a atenção dos jardineiros de diversas regiões, em especial da população do Norte do País, e da região montanha sul-americano, especialmente nos Andes.
Continua depois da publicidade
Podendo dar frutos em até 90 dias, ela se torna uma das escolhas mais inteligentes para quem deseja realizar múltiplas colheitas ao ano, gerando retorno rápido e saindo do cultivo tradicional.
Pequenos e alaranjados, os frutos são ricos em vitaminas A e C, além de possuírem compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e atuam na saúde dos olhos, combatendo radicais livres.
De sabor agridoce, ela é uma opção muito versátil, podendo ser consumida fresca, em sucos ou incorporada a receitas.
Continua depois da publicidade
Também chamada popularmente de bucho-de-rã, mata-fome ou juá-de-capote, ela efeitos terapêuticos principalmente no cérebro.
"Esta é uma planta que está sendo muito pesquisada por demonstrar poder em auxiliar na doença de mal de Parkinson. Ela também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no bom funcionamento intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce, no controle do colesterol e nos níveis de insulina no sangue", explica a jardinista Fabiana Vieira, da Keep Green Jardinagem.
Além disso, a Physalis é utilizada em diversos medicamentos fitoterápicos, com inúmeros estudos apontando que ela é um dos alimentos eficientes no combate do Alzheimer, pois estimula a produção de novos neurônios.
Continua depois da publicidade
Sua infusão de folhas pequenas e verdes-escuras também são utilizadas como diurético e anti-inflamatório.
Os frutos são bem redondinhos, se assemelhando a um balão. Quando maduros, apresentam aspecto amarelo envolto por uma fina capa o protegendo.
Contudo, é necessária muita atenção, uma vez que os frutos não devem ser ingeridos quando verdes, já que nessa condição se tornam muito tóxicos ao corpo humano.
Continua depois da publicidade
Para quem busca uma fruta que combata inflamações e ajude na prevenção de doenças neurodegenerativas, a nêspera é uma escolha que deve ajudar.
O cultivo prático pode ser realizado em casa sem muitos problemas, desde que seja feito seguindo todos os cuidados necessários.
Deve ser plantado em um local que receba sol direto, com o solo precisando ser bem drenado e rico em matéria orgânica para bons resultados.
Continua depois da publicidade
Veja as etapas para o cultivo doméstico adequado:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade