Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O poder das palavras no mundo corporativo: como se comunicar para liderar com mais eficiência e empatia | Foto: Reprodução/Freepik
Em um mundo onde influenciador digital é profissão, desenvolver a habilidade de influenciar pessoas é um grande diferencial para profissional de toda e qualquer área.
Continua depois da publicidade
No âmbito corporativo, a influência é uma das habilidades que diferenciam bons líderes dos demais gestores. Segundo a editoria Make It da CNBC, algumas frases simples, mas estrategicamente elaboras, fazem total diferença na forma como um líder se comunica e influência sua equipe.
O reconhecimento é uma ferramenta poderosa para motivar alguém, mas elogios genéricos são percebidos e acabam não se tornando eficazes.
O sucesso desse elogio está na especifidade. Um bom líder não diz apenas “bom trabalho!”, ele vai além e acrescenta: “você demonstrou grande senso crítico para solucionar este problema, o que ajudou a equipe”.
Continua depois da publicidade
Um bom líder não apenas fala e dá ordens, ele também escuta sua equipe. Frases como “me conte mais” ou “o que você acha sobre isso” demonstra interesse pelo outro e cria um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados.
A forma como um gestor delega tarefas afeta diretamente no dia a dia da equipe. Em vez de pedir para um colaborador assumir a liderança de um projeto, sugira que ele seja o líder e reforce uma identidade desejada. Estudos apontam que quando um papel é atribuído como parte da identidade de alguém, a pessoa tende a assumir essa responsabilidade com mais empenho.
Valorizar as ideias e os pensamentos dos outros é uma estratégia inteligente para quem quer estimular colaboração e criatividade em uma equipe. Quando um líder reconhece uma sugestão e a atribui ao colaborador, ele reforça a autonomia e a propriedade intelectual da equipe sob um projeto. Isso gera mais comprometimento e criatividade.
Continua depois da publicidade
Buscar conselhos é uma tática poderosa para criar conexões e influência. Quando um líder pede conselhos para sua equipe, ele demonstra respeito e reconhece a expertise profissional das outras pessoas. Além de fortalece laços de cooperação, essa atitude aumenta a motivação e perpetua o processo de aprendizado continuo.
A cultura de apoio e colaboração é essencial para qualquer organização. Quando um líder se prontifica a ajudar sua equipe, ele estabelece uma relação de reciprocidade. É um consenso que funcionários que percebem esse suporte tendem a engajar mais e contribuir ativamente para o sucesso coletivo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade