Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo o levantamento, os olhos verdes foram os preferidos, com 20,3% dos mais de 66 mil entrevistados tendo escolhido este tom | Abdullah Rasheed/Pexels
A cor dos olhos pode virar para cada indivíduo, sendo influenciada por fatores genéticos, e na percepção de beleza ao redor do mundo, entra como um dos tópicos frequentemente citados.
Continua depois da publicidade
Um levantamento, realizada pela AllAboutVision.com e publicado em 2021, coletou dados de mais de 66 mil pessoas e revelou qual foi a cor dos olhos considerada mais atraente para os humanos.
Além disso, a pesquisa revelou ainda que a cor vencedora é também a mais rara de se ter. Confira abaixo.
Segundo o levantamento do portal voltado para a saúde e atendimento oftalmológico, os olhos verdes foram os preferidos, com 20,3% dos mais de 66 mil entrevistados tendo escolhido este tom.
Continua depois da publicidade
Em segundo lugar ficou o azul-claro, citado por 16,9% das pessoas, seguido da cor avelã, em terceira, com 16% das menções.
A cor mais comum para os olhos, o marrom (ou castanho) ficou em último lugar, sendo escolhida por 5,9%.
Uma enquete realizada pela Lenstore, empresa de lentes de contato, em aplicativos de namoro como Tinder e Bumble mostrou que os resultados mudam conforme o gênero.
Continua depois da publicidade
Para os homens, os olhos azuis foram os mais atraentes, representando 27% dos "matches" na plataforma, enquanto os castanhos ficaram em segundo lugar, com 22%.
Entre as mulheres, a cor avelã foi a mais popular, marcando 20,19%, seguida de perto pelo roxo (uma cor não natural, alcançada apenas com lentes de contato), com 19,88%.
Líder da pesquisa da cor de olho mais atraente no mundo, o verde teve apenas 11% de preferência entre as mulheres nesse teste.
Continua depois da publicidade
Além de ter sido eleita a cor de olho mais atraente em outro levantamento, o verde também foi eleito o tom para os olhos mais raro do mundo, estando presente em apenas 2% da população global, segundo o site WorldAtlas.
Essa tonalidade é resultado de uma combinação única de fatores genéticos, como a baixa concentração de melanina no estroma da íris, a dispersão da luz (efeito Tyndall) e a presença do pigmento lipocromo, que atribui um tom amarelado.
Os olhos verdes são mais frequentes em regiões do norte e do centro da Europa, especialmente em populações com ascendência celta ou germânica.
Continua depois da publicidade
Outras cores raras citadas no estudo foram o cinza (3%) e o âmbar, tom meio amarelado, (5%).
A tonalidade dos olhos é definida geneticamente, podendo inclusive sofrer alterações nos primeiros meses de vida. Isso ocorre, pois a produção de melanina (pigmento responsável pela tonalidade da íris), ainda está em desenvolvimento nos recém-nascidos.
Especialmente relacionada ao cromossomo 15 e ao gene OCA2, a herança genética determina a quantidade e o tipo de melanina produzida, resultando em variações de marrom, verde e azul.
Continua depois da publicidade
A espessura da íris e a disposição das fibras de colágeno também influenciam na tonalidade final, o que torna cada olho único, assim como uma impressão digital, o que despertou uma preocupação sobre brasileiros que venderam a íris para empresas.
A cor marrom ser a mais comum nos olhos humanos ocorre devido à genética dominante e à alta produção de melanina na íris.
O alelo responsável pela tonalidade castanha é muito mais dominante, a ponto de que mesmo que uma pessoa herde um gene para olhos claros (como azuis ou verdes) de um dos pais, o gene para olhos escuros tende a prevalecer na maioria das vezes.
Continua depois da publicidade
Além disso, a melanina (pigmento que protege contra a radiação solar) é mais preenchido em íris escuras, uma característica vantajosa em regiões com alta exposição à luz ultravioleta, contribuindo assim para que houvesse uma predominância ao longo da evolução humana.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade