A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 03 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Esta emoção atinge toda a humanidade e você nem sabia que ela existia

Jogos de futebol, filmes queridos ou até uma apresentação de um artista podem causar este sentimento universal

Leonardo Sandre

02/07/2025 às 18:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Chorar vendo um filme, se arrepiar em um momento decisivo de seu time de coração ou sentir um calor no peito em momentos de confraternização, todos estes acontecimentos se referem ao kama muta

Chorar vendo um filme, se arrepiar em um momento decisivo de seu time de coração ou sentir um calor no peito em momentos de confraternização, todos estes acontecimentos se referem ao kama muta | Depositphotos

Um grupo de pesquisadores norte-americanos batizaram um sentimento que atinge todos os humanos em momentos de emoção. Chamado de "Kama Muta", ela aparece em momentos de grande conexão humana, principalmente em momentos de partilha ou união.

Continua depois da publicidade

Chorar vendo um filme, se arrepiar em um momento decisivo de seu time de coração ou sentir um calor no peito em momentos de confraternização, todos estes acontecimentos se referem ao kama muta.

Embora diversas pessoas não saibam nomear esta emoção, todas passam por momentos em que ela domina o corpo humano. Não se trata de tristeza, nem de alegria e nem de apenas empatia. Seu significado é um pouco mais profundo.

Emoção movida pela paixão

O termo foi criado pelo antropólogo e psicólogo americano Alan Fiske, pesquisador da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ele descreve essa emoção como aquela provocada pelo fortalecimento dos laços com outras pessoas.

Continua depois da publicidade

Outro pesquisador especialista, Jon Zabala, da Universidade do País Basco, classificou o kama muta como algo que "nos leva a acolher e a cuidar dos outros". Em sânscrito (uma antiga língua indiana) ela significa "comovido pelo amor".

Um exemplo clássico citado por Janis Zickfels, professora da Universidade de Aarhus e coautora dos estudos, é de que se trata de um reencontro com um amigo querido que você não via há muito tempo.

Estudo extenso e cultural

Foi realizada uma pesquisa em 19 países, contendo milhares de entrevistas e considerando as observações dos especialistas. Os participantes foram encarregados de se lembrarem de momentos em que choraram de emoção e alegria.

Continua depois da publicidade

Além disso, foram mostrados alguns vídeos, como o de um casal se beijando ao longo da vida, desde a juventude até a velhice. Este estilo de obra despertou mais elementos do que o estilo de vídeos engraçados ou tristes.

Em todos os 19 países avaliados, os participantes afirmaram ter sentido essa emoção ao menos uma vez na vida. Assim, não importa a origem, cultura ou ambiente, o kama muta é universal.

Quem sente kama muta pode experimentar um aumento de temperatura corporal e uma desaceleração do ritmo cardíaco. A temperatura da pele dos participantes ao redor do peito aumentou ligeiramente depois de assistir a vídeos que evocavam kama muta.

Continua depois da publicidade

Fiske descobriu que as descrições de kama muta parecem instantaneamente familiares para a maioria das pessoas, mesmo que nunca tenham ouvido o termo ou definição antes.

"Tem sido bastante revelador perceber que as pessoas têm emoções que não sabem que têm", diz ele.

O conhecimento é admitido publicamente, sendo familiar a todos.

Continua depois da publicidade

"Eu nunca dei uma palestra sobre isso em que as pessoas dissessem: 'Eu não reconheço o que você está falando'".

Exemplos de aplicação do kama muta

Um dos principais exemplos é em eventos públicos como jogos de futebol e shows que, em momentos de euforia, as pessoas acabam abraçando outras desconhecidas em celebração.

Um hábito entre os fãs da Taylor Swift de distribuir pulseiras da amizade entre outros swifties (como são chamados os fãs da cantora) também é um exemplo de kama muta.

Continua depois da publicidade

Por fim, uma sensação diferente ao assistir um filme também se enquadra neste nicho.

Crescimento no uso comercial e político

Com o uso cada vez mais crescente das redes sociais, alguns vídeos virais como os de animais fofos despertam esse sentimento do público. 

 "A vulnerabilidade deles ativa nosso instinto de proteção", explicou.

Continua depois da publicidade

Um estudo de Kamilla Knutsen Steinnes, da Universidade Metropolitana de Oslo, revelou que a fofura dos gatinhos está diretamente correlacionada com a intensidade do kama muta que os participantes experimentam. "Você se apaixona pelo gatinho", disse Fiske.

"O YouTube é esse veículo para kama muta. As pessoas estão postando esses vídeos porque gostam de experimentar essa emoção, e as pessoas que os assistem querem compartilhá-la", complementou.

No marketing e até na política, este sentimento também passou a ser mais utilizado, justamente por ser tão eficaz em nos tocar emocionalmente.

Continua depois da publicidade

Segundo o The Guardian, anúncios de campanhas tanto democratas quanto republicanas nas eleições americanas de 2016 conseguiram despertar o kama muta nos seus eleitores, o que aumentou o engajamento e a intenção de votar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados