Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Por lá, a medida de decibéis foi tão baixa, que chegou até a um número negativo: -20,6 decibéis, marca registrada em 2015 | Reprodução/YouTube
No meio da correria e agitação do dia a dia, tudo o que você pode sonhar é com um lugar em silêncio para reencontrar a paz. Mas, um local em Redmond, no estado de Washington, nos Estados Unidos, pode estar muito além do que você espera: é o lugar mais silencioso do mundo.
Continua depois da publicidade
Trata-se do Building 87, um espaço dentro da sede da Microsoft, empresa famosa por marcas como Windows e Xbox. Por lá, a medida de decibéis foi tão baixa, que chegou até a um número negativo: -20,6 decibéis, marca registrada em 2015.
O ambiente foi planejado exatamente para eliminar qualquer tipo de ruído, ultrapassando o limite da percepção auditiva humana.
Instalada dentro do prédio na sede da Microsoft, nos EUA, trata-se de uma sala de 40 m² usada para testar fones de ouvido e outros gadgets.
Continua depois da publicidade
O nome técnico do local é "câmara anecoica", uma palavra de origem latina que possui o sufixo de negação “an-” com a palavra “eco”. Na tradução, significa um local que não possui eco.
Composto por seis camadas de concreto e aço, este espaço é um pouco desconectado do edifício ao redor. Uma série de molas de amortecimento de vibração fica logo abaixo.
Na parte interior, cunhas de fibra de vidro são montadas no chão, teto e paredes para quebrar as ondas sonoras antes que elas tenham a chance de voltar para a sala. Assim, o local consegue atingir este nível absurdo de silêncio.
Continua depois da publicidade
Contudo, os mais de 20 decibéis negativos, ultrapassam qualquer compreensão humana. Para efeito de comparação, uma sala de biblioteca registra, em média, cerca de 40 decibéis. O limite de audição humana é de zero decibéis.
Considerando este fato, poucas pessoas foram capazes de suportar ficar na sala por um longo período, sendo o máximo de uma hora.
Sem absolutamente nenhum som do mundo exterior entrando, o silêncio total acaba se transformando gradualmente em um zumbido insuportável para os ouvidos humanos. Isso pode resultar na perde do equilíbrio devido à falta de reverberação na sala, o que prejudica sua percepção espacial.
Continua depois da publicidade
Após alguns minutos preso na sala, é possível até que você comece a ouvir situações que jamais imaginou, como os próprios ossos rangendo ou a palpitação do coração.
“Quando você vira a cabeça, pode até ouvir esse movimento. Você pode se ouvir respirando e soa um pouco alto”, disse Hundraj Gopal, designer principal da câmara da Microsoft.
Antes de a câmara de Gopal ser reconhecida pelo Guinness, o título de lugar mais silencioso na Terra pertencia aos Laboratórios Orfield, em Minneapolis, também nos EUA.
Continua depois da publicidade
O local tinha uma câmara anecoica com níveis de ruído de -9,4 decibéis. Segundo os registros, este laboratório detém o melhor registro já feito, tendo chegado a bater -24,9 decibéis, uma marca melhor que a atual do Building 87, o que gera dúvidas de qual seria o verdadeiro detentor deste título.
Muitos portais dividem, inclusive, a mesma dúvida, com alguns apontando o local da Microsoft enquanto outras compartilharam que o local dos Laboratórios Orfield ainda detém a conquista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade