Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba qual é o melhor horário para você abastecer o seu carro e dar aquela economizada | Reprodução IA
Com o alto preço da gasolina, muitos motoristas buscam truques para gastar menos. Um dos palpites mais populares sugere que abastecer o carro em horários mais frios (como ao raiar do sol ou durante a noite) proporciona uma vantagem econômica. Mas será que isso é verdade?
Continua depois da publicidade
Conforme os especialistas e pesquisas feitas por universidades, o combustível pode variar dependendo da temperatura. E isso se aplica tanto para a gasolina quanto ao etanol.
Temperaturas mais baixas podem influenciar na densidade dos líquidos, o que teoricamente permite fornecer mais massa de combustível com menor volume indicado pela bomba.
Portanto, a Gazeta vai analisar os dados e descobrir se vale a pena mudar a sua rotina de abastecimento pensando apenas nas temperaturas. Confira a seguir:
Continua depois da publicidade
A relação entre temperatura e volume de combustíveis líquidos se dá devido à dilatação térmica. Quando a gasolina ou o etanol são expostos ao calor, suas moléculas se movimentam mais rápido, aumentando o espaço entre elas.
Isso faz com que o combustível ocupe mais volume, mas não necessariamente represente mais energia para o motor.
Segundo o estudo da Universidade Federal de Campina Grande, aponta que a perda de gasolina em dias quentes chega a, no máximo, 4 ml a cada 50 litros abastecidos.
Continua depois da publicidade
Uma quantidade equivalente a uma xícara de café expresso, mesmo considerando variações de temperatura significativas.
Consequentemente, para evitar essa perda, o mesmo estudo indica que o melhor horário seria à noite, entre 19h e 7h, pois a temperatura está mais amena e abaixo dos 30 graus.
Outro fator que minimiza o efeito da temperatura é o armazenamento do combustível nos postos.
Diferentemente de tanques aéreos, os tanques subterrâneos mantêm a gasolina e o etanol em uma temperatura relativamente constante, mesmo entre o dia e a noite.
Continua depois da publicidade
Isso reduz a dilatação térmica do produto e garante que o volume entregue na bomba seja praticamente o mesmo, independentemente do horário.
Tudo depende quando a gasolina é armazenada debaixo da terra ou do nível do chão. Estando o combustível armazenado debaixo da terra, é garantido que a variação de temperatura dentro desses tanques seja muito pequena entre o dia e a noite.
Com isso, a estabilidade térmica não influencia de forma tão acentuada na dilatação do produto e, por consequência, no seu volume total.
Continua depois da publicidade
Aliás, mesmo que alguma diferença econômica exista em função do volume do combustível, os números finais mostram ser insignificantes para o motorista individual.
Para quem tem um ou dois veículos, a perda é pequena, segundo o estudo da Universidade Federal de Campina Grande.
Dessa forma, não se anime, pois, essa preocupação com a temperatura do ambiente não leva a nada prático.
A conclusão de especialistas é clara: "não há melhor horário para abastecer se você quiser economizar combustível".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade