Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quando a perda de pelos vem acompanhada de dor, formigamento ou mudança de cor na pele, é necessário procurar ajuda médica | Freepik
Quando foi a última vez que você examinou seus dedos dos pés?
Continua depois da publicidade
É comum verificar diferentes partes do corpo para saber se algo não vai bem, mas a falta de pelos nos dedos costuma passar despercebida.
Mesmo assim, a situação merece atenção, especialmente quando os dedos ficam completamente sem pelos sem que tenha havido qualquer tipo de remoção.
Em entrevista ao podcast Diary of a CEO com Steven Bartlett, a médica clínica Annette Bosworth, mais conhecida como Dra. Boz, explica que a falta de pelos nos pés pode estar ligada a altos níveis de insulina no sangue.
Continua depois da publicidade
"Conforme meus pacientes envelhecem, principalmente os de 55 anos que têm níveis elevados de insulina, eu costumo dizer: 'Olhem para os seus dedos dos pés. Eles deveriam ter pelos'", explicou.
De acordo com a médica, o distúrbio aparece primeiro nos dedos dos pés e depois progride para outras regiões, “até que eles (os pacientes) não tenham pelo em nenhuma outra parte das extremidades inferiores", revelou a Dra. Boz.
Estudos mostram que, além dos altos índices de insulina, a ausência de pelos pode estar ligada a diferentes condições, como:
Continua depois da publicidade
A idade, o atrito dos calçados e hábitos de depilação também podem diminuir os pelos.
Porém, quando a perda vem acompanhada de dor, formigamento ou mudança de cor na pele, é considerado um sinal de alerta que merece avaliação médica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade