Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Animal ameaçado de extinção foi capturado por fazendeiro mas conseguiu fugir | Reprodução/Youtube
No sul da Austrália, um fazendeiro estava protegendo suas galinhas quando acabou capturando um animal que estava considerado extinto naquela localidade há mais de 100 anos.
Continua depois da publicidade
O nome do fazendeiro é Frank Piao-Ling Tsai, e ele é criador de trutas na cidade de Beachport, no sul da Austrália.
De acordo com Frank, em entrevista ao portal McClatchy News, ele ouviu barulhos incomuns vindos de suas galinhas e correu para investigar. Ao chegar lá, o fazendeiro deu de cara com uma criatura desconhecida e uma de suas galinhas mortas.
“No começo, eu não tinha ideia do que era”, disse Tsai à Australian Broadcasting Corporation . “Eu esperava encontrar um gato, mas encontrei este pequeno animal”, contou.
Continua depois da publicidade
Fotos do animal revelam que ele tem um corpo marrom peludo, algumas manchas brancas e cauda longa. Durante a captura, o animal demonstrou ter personalidade bastante hostil, usando dentes e unhas para se defender.
Frank tirou fotos da criatura e as compartilhou na intenção de descobrir do que se tratava. Autoridades da vida animal identificaram a criatura como um quoll de cauda longa, também conhecido como gato-tigre.
Esse nome se dá exatamente pois o quolls são animais com o tamanho e formato parecidos com o dos gatos que conhecemos; a diferença é que o animal australiano tem mandíbulas muito mais fortes e caninos mais longos.
Continua depois da publicidade
A espécie identificada está ameaçada de extinção e é o maior carnívoro nativo que resta no continente australiano. De acordo com dados da Fundação Australiana para a Conservação, existem cerca de 14 mil gatos-tigre vivendo na natureza, número preocupante.
O último registro de avistamento desses indivíduos no sul da Austrália aconteceu na década de 1880; a espécie foi considerada extinta da região por mais de 130 anos.
“É um evento único na vida, realmente”, disse o guarda florestal do distrito de Limestone Coast, Ross Anderson, à Australian Broadcasting Corporation. “É incrível ver algo que pensávamos estar extinto aparecendo na nossa porta”, acrescentou ele ao The Guardian.
Continua depois da publicidade
O quoll capturado por Frank acabou conseguindo escapar por meio de algumas danificações na gaiola em que estava. O governo local fez armadilhas para capturar novamente o animal.
Foi capturado um quoll de cauda manchada, mas acredita-se não ser o mesmo, comparando as cicatrizes no rosto dos animais.
“Pode ter sido uma população remanescente”, disse Anderson ao McClatchy News. “Pode ter sido um animal que se mudou de outras áreas, pode ter escapado do cativeiro”.
Continua depois da publicidade
Após análise de DNA e exames médicos, o animal capturado foi novamente solto na natureza. Autoridades ambientais pretendem instalar câmeras-armadilha para estudar a aparição e descobrir se há uma comunidade de quolls na região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade