A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 07 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

'Fruta de ouro': esse alimento incomum vai te surpreender com seus nutrientes

Esse superfruto é nativo da América Latina e pode ser incorporado nas refeições

Jenny Perossi

07/08/2025 às 18:14  atualizado em 07/08/2025 às 19:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Murici é nativo da América Central, mas cresce em diversos estados do Brasil

Murici é nativo da América Central, mas cresce em diversos estados do Brasil | Imagem: AlejandroLinares/Wikimedia Commons

Comer frutas é essencial para manter níveis saudáveis de vitaminas no corpo, mas algumas possuem mais nutrientes que outras. Essa, que leva o apelido de “fruta de ouro”, possui muito mais proteínas que uma banana e ainda mais vitamina C que uma tangerina.

Continua depois da publicidade

Estamos falando do murici, fruta do tamanho de uma azeitona que é chamada de nance ou nanche fora do Brasil. Sua cor é amarelo-dourado quando está madura, o que fez ganhar a alcunha.

O murici é mais comum na América Central, onde fez parte da cultura gastronômica de povos originários como os maias, mas no Brasil pode ser encontrado na Floresta Amazônica, estados do Sudeste, Centro-Oeste e também do Nordeste. Entenda melhor sobre a fruta de ouro.

Sabor cítrico

 A fruta possui um sabor bastante adocicado mas também cítrico. Dependendo da maturação, pode também apresentar certo amargor no paladar. Pode ser consumida in natura, mas a maioria das pessoas preferem bater no suco, usar de ingrediente para doces ou comer desidratada.

Continua depois da publicidade

Sua árvore é a Byrsonima crassifolia, que floresce no começo de abril e costuma produzir mais de 2 mil frutos por safra. Mas o que mais impressiona no murici é a quantidade e a variedade de nutrientes que a fruta apresenta.

Valor nutricional de ouro

Conforme informa a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), o murici apresenta um índice proteico de 3,6%, mais que o dobro dos 1,2% da banana e de apenas 0,7% de um morango

Além das proteínas, a fruta também é muito rica em fibras, com uma porcentagem de 8,4%. Segundo o site WebMD, as fibras podem diminuir os níveis de colesterol e a pressão arterial, o que previne doenças cardiovasculares.

Continua depois da publicidade

O Cerratinga, site especializado em produção sustentável, informa que o murici também é rico em cálcio, fósforo, ferro, niacina, vitaminas B1, B2 e principalmente: vitamina C. Uma porção de 100 gramas de murici oferece 100% do valor diário de vitamina C.

Como incluir murici na dieta

Para incluir o murici na dieta, e começar a usufruir dos super nutrientes que essa frutinha simples oferece, existem algumas soluções criativas:

  • Geleias, gelatinas ou preparar molhos para pratos quentes (um frango ao molho murici vai encantar e surpreender seus convidados para o almoço de domingo).
  • Bater com outras frutas para turbinar seu suco ou vitamina.
  • Colocar na salada, da mesma maneira que algumas saladas levam manga ou abacate
  • Consumir a versão desidratada junto com outras frutas secas, para um snack nutritivo
  • Tomar licor de murici, em um momento de descontração com os amigos

E é claro, o murici puro também oferece uma ótima sobremesa fitness, para quem gosta de doce mas ainda prefere se alimentar saudável.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados