Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lula e Pepe Mujica se encontraram no Uruguai, em 2023, e passearam com o fusca azul do líder uruguaio | Ricardo Stuckert/PR
Um dos principais símbolos da esquerda na América do Sul, Pepe Mujica, foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015, e lutou por pautas progressistas. Além disso, o uruguaio carregava consigo algumas curiosidades, como o seu lendário fusca azul.
Continua depois da publicidade
O ex-mandatário via o seu Volskwagen Fusca 1987 como um símbolo de austeridade presidencial. Um xeque árabe chegou a oferecer US$ 1 milhão pelo automóvel, em 2014, mas a proposta foi prontamente recusada. Ele prometeu que nunca iria vender o veículo.
“Com o passar dos anos, nos apaixonamos pelos Fuscas, até hoje”, afirmou Mujica, sempre falando no plural. “Na verdade, temos dois, um que já não anda e este que usamos desde que somos presidentes, presente de amigos.”
Ele chegou a receber outra oferta: o ex-embaixador do México, Felipe Enríquez, ofereceu 10 picapes 4x4 em troca do famoso fusca azul, também recusada.
Continua depois da publicidade
Não se sabe ao certo se o clássico da Volkswagen usado por Mujica foi produzido no Brasil ou México. O modelo foi produzido no Brasil de 1959 a 1986, e de 1993 a 1996, com a versão final Itamar.
A versão utilizada por Mujica possui 1.600 cilindradas, entregando 67 cavalos de potência e 14 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 144 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 17 segundos.
O carro saiu de fábrica com o consumo médio de gasolina de 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, com um tanque de 45 litros, proporcionando uma autonomia de 405 km. A transmissão é de quatro velocidades.
Continua depois da publicidade
São 4,20 metros de comprimento, 1,54 metros de larguras e 1,48 de altura. O modelo conta ainda com um bagageiro na dianteira, com capacidade de 150 litros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pegou carona com Mujica no icônico carro azul. Isso aconteceu em 25 de janeiro de 2023, na chácara do ex-líder uruguaio, na zona rural de Montevidéu, capital do Uruguai.
A reunião durou cerca de duas horas e quatro ministros acompanharam o encontro (Fernando Haddad, Mauro Vieira, Luciana Santos e Márcio Macêdo). Os dois políticos conversaram sobre política de forma geral.
Continua depois da publicidade
A conversa dos dois demorou certa de duas horas, das 16h30 às 18h30. De acordo com quatro ministros brasileiros que acompanharam o encontro (Fernando Haddad, Mauro Vieira, Luciana Santos e Márcio Macêdo), os dois políticos conversaram sobre política em geral.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade