Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ilha em Ubatuba tem faixa de areia com menos de 5 metros de largura | Reprodução/Youtube/Caminhos do Sup
Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, pode entrar para o Guinness World Records com uma façanha curiosa: abrigar a menor praia do mundo.
Continua depois da publicidade
Com menos de 5 metros de largura em sua faixa de areia, a Ilha da Selinha chamou a atenção da prefeitura, que já se mobiliza para oficializar o título.
@ubaboats A MENOR DO MUNDO… @passeiolanchaubatuba . A Ilha da Selinha ou Ilha Rachada poderá ganhar em breve o título de menor praia do mundo. . A Ilha fica na parte norte de Ubatuba, tem dois costões rochosos, ladeada de Mata Atlântica e bem ao meio uma pequena faixa de areia com 30 metros de comprimento e no máximo 4 metros de largura. . Pode ser visitada apenas em passeios panorâmicos de lancha, onde não há desembarque. . #ubatuba #sextasualinda #ubatubabrasil #paraiso #pascoa #turismobrasileiro #viagemdossonhos #partiu #role #saopaulo #taubate #saojosedoscampos #viagemdossonhos
Epic Inspiration - Kidmada
Localizada a cerca de 2 km da costa, a Ilha da Selinha — também conhecida como Ilha Rachada — esconde uma faixa de areia de 40 metros de comprimento e menos de 5 metros de largura entre duas formações rochosas. Por sua dimensão inusitada, ela é forte candidata a desbancar a atual detentora do título na Espanha.
Continua depois da publicidade
Apesar do tamanho, a praia tem grande importância ambiental. A Ilha da Selinha faz parte de uma área de proteção, abriga vegetação típica da Mata Atlântica e não possui nenhuma habitação ou estrutura turística.
Por isso, o acesso à faixa de areia não é permitido. "Temos interesse em incluí-la no Guinness Book e estamos viabilizando alguma forma de poder cumprir os critérios, sabendo-se que a Ilha é um atrativo visual no qual não é permitido desembarcar para poder colher os registros fisicamente", afirmou a prefeitura de Ubatuba.
Atualmente, o recorde de menor praia do mundo está com a Playa de Gulpiyuri, nas Astúrias, na Espanha. A faixa de areia tem cerca de 50 metros e se destaca por estar localizada no interior, sem ligação direta com o mar.
Continua depois da publicidade
Segundo especialistas, a formação surgiu de uma antiga caverna cujo teto desabou, criando um sistema de túneis por onde a água do oceano passa até chegar à pequena praia. O local é tão único que foi reconhecido como Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001.
A candidatura da Ilha da Selinha ao Guinness World Records não é apenas simbólica. O reconhecimento internacional pode atrair ainda mais visitantes curiosos para a região — mesmo que seja apenas para observar a ilha de longe.
Com belas paisagens e rica biodiversidade, Ubatuba já é um dos destinos mais procurados do litoral paulista. E agora, pode também ganhar um novo título para o seu currículo: o de menor praia do mundo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade