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'IA com emoções' foi um grande fracasso da Microsoft em 2009; conheça

'Projeto Milo' era a maior aposta do Xbox para o Kinect, mas a tecnologia não era suportada para a época

Leonardo Sandre

10/06/2025 às 18:30

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Também conhecido como Milo e Kate, o projeto foi desenvolvido pelo Lionhead Studios, e seria lançado para o console Xbox 360

Também conhecido como Milo e Kate, o projeto foi desenvolvido pelo Lionhead Studios, e seria lançado para o console Xbox 360 | Divulgação/Xbox

O "Projeto Milo" era a grande aposta da gigante norte-americana Microsoft em 2009. Dona do Xbox, a marca também é a criadora do Kinect, um acessório inovador que capturava o movimento dos jogadores e os reproduzia em jogo.

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Também conhecido como Milo e Kate, o projeto foi desenvolvido pelo Lionhead Studios, e seria lançado para o console Xbox 360.

A ideia foi revelada em um evento em 2009, conhecido como E3 (Electronic Entertainment Expo), com a ideia de ser um jogo que seria capaz de entreter sem a necessidade de um controle, reagindo aos movimentos de profundidade e reconhecimento de padrões.

O projeto secreto da Microsoft que fracassou

Com uma ideia inovadora e surpreendente para a época, o Projeto Milo nunca foi lançado de fato. Embora o que tenha vindo ao público foi uma demonstração técnica para mostrar as capacidades do Kinect, alguns relatos de pessoas envolvidas afirmam que o jogo era real e chegou a ter a etapa de desenvolvimento iniciada.

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Inicialmente, o projeto foi batizado de Dimitri, em homenagem ao afilhado do diretor criativo da Lionhead, Peter Molyneux. A ideia era que o jogo funcionasse como uma inteligência artificial com emoções, que reagindo de acordo com as ações de quem estava jogando.

 O jogo seria ambientado em uma cidade inspirada nos Estados Unidos dos anos 1950 e seria um drama interativo, em que os jogadores poderiam criar seu próprio personagem e interagir com o mundo do jogo.

Falta de prioridade e projeto escanteado

Fontes indicam que durante o desenvolvimento do então projeto Dimitri, a equipe da Lionhead acabou sendo constantemente deslocada para outros projetos, o que gerou muita rotação e diferentes ideias sendo levadas ao jogo.

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Após quatro anos de estudos e avanços, porém, o desenvolvimento foi encerrado, devido à falta de visão e prioridade dentro da Lionhead Studios.

Um tempo depois, no entanto, Peter Molyneux, que seguiu acreditando na ideia, decidiu explorar uma nova abordagem com base nas relações humanas. Ele passou a revisitar as ideias do Dimitri, adicionando novas tecnologias e mudando o cenário para um ambiente rural inglês. Assim surgiu o Projeto Milo.

O foco principal deste novo projeto seria um único personagem chamado Milo. O jogador responsável assumiria o papel de um amigo imaginário do Milo, ajudando a criá-lo, desenvolver sua confiança e ensiná-lo a jogar.

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Motivo do cancelamento e legado

Quanto ao cancelamento do projeto, membros da Lionhead Studios culpam a Microsoft, afirmando que a equipe de publicação da empresa achou o conceito do jogo muito complexo para ser vendido aos jogadores, não confiando em um sucesso de vendas.

Além disso, a recepção do público sobre o Kinect não foi tão positivo quanto o esperado, o que também influenciou na decisão de cancelamento do Projeto Milo.

Mesmo cancelado, o Projeto Milo acabou influenciando jogos e tecnologias posteriores com a sua ideia ousada. Aprofundar a relação de interação entre humanos e robôs até hoje segue um desafio para muitos especialistas, mesmo com o avanço contínuo da inteligência artificial.

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