Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ilha é ponto de econtro de leões marinhos | Imagem: Andrea Hilgert/Wikimedia Commons
Imagine só, uma ilha com lindas belezas naturais, Unidade de Conservação reconhecida pelo governo federal, mas onde os turistas não podem pisar, e só é possível acessar através de pranchas de surfe, caiaque ou stand-up.
Continua depois da publicidade
Essa é a realidade da Ilha dos Lobos, a única costeira do Rio Grande do Sul. Ela é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e só recentemente foi aberta ao público.
O nome da ilha vem do fato de ela ser ponto de encontro de lobos-marinhos e leões marinhos que migram da Patagônia entre julho e novembro, mas também recebe baleias, golfinhos e outros animais raros. Entenda melhor como funciona visitar a Ilha dos Lobos.
Com a preocupação em manter o santuário dos lobos e leões marinhos longe da poluição humana, o Instituto Chico Mendes não permitia a entrada de turistas num raio de 500 metros ao redor da Ilha.
Continua depois da publicidade
Mas recentemente o ICMBio decidiu abrir o espaço marítimo para visitação humana, por meio de caiaques, pranchas de surfe e stand-up paddle, vindos de qualquer lugar, ou barcos credenciados. A pesca segue sendo 100% proibida.
Os passeios devem ser agendados um dia antes, e o turista precisa preencher o termo de conhecimento de riscos enviado por e-mail. Embarcações privadas, mesmo carregando praticantes de stand up, ainda são proibidos.
Em nota enviada à CNN, o Instituto afirmou que o impacto humano ainda vai ser medido por meio de avaliações periódicas, e que o objetivo “é garantir a conservação do ambiente natural com a liberação da ilha”.
Continua depois da publicidade
A Ilha dos Lobos fica localizada a cerca de 1,8 quilômetros da praia de Torres, na cidade de Torres, considerada a mais bonita do Rio Grande do Sul pelas suas falésias de basalto, formação natural rara.
Os geólogos estimam que a ilha se formou a 150 milhões de anos atrás, quando o grande continente Gondwana se separou na América e África. O ponto mais alto da Ilha possui apenas dois metros, o que já causou diversos naufrágios durante tempestades.
Considere visitar a praia de Torres, e remar até a Ilha dos Lobos, especialmente entre julho e novembro, no período de acasalamento dos leões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade