A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 31 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Invasão na Record: três momentos em que hackers roubaram a transmissão de TV

Vídeo de lenda urbana inspirado em famoso caso hacker chocou o mundo

Leonardo Siqueira

30/07/2025 às 12:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O vídeo exibe ainda uma sequência conhecida como número de anjo, conhecido por supostamente ter significados espirituais

O vídeo exibe ainda uma sequência conhecida como número de anjo, conhecido por supostamente ter significados espirituais | Reprodução YouTube | tuuexx

Hackers estão por toda parte. Quanto mais o mundo se moderniza, mais os movimentos de proteção ao usuário crescem. Mas eles nem sempre conseguem evitar ataques. Durante uma transmissão no YouTube, o programa jornalístico da Record News foi interrompido por “mensagens misteriosas”.

Continua depois da publicidade

Veja três momentos em que hackers invadiram um canal de transmissão:

Max Headroom

Em 1987, dois canais de televisão da cidade de Chicago foram sequestrados, um deles ficou 90 segundos com uma pessoa falando frases sem sentido. O hacker que aparecia diante das câmeras usava uma máscara de Max Headroom. 

Max era uma “inteligência artificial fictícia” britânica, criada em 1984 por George Stone, Annabel Jankel e Rock Morton e interpretado por Matt Frewer. O personagem ganhou um filme no ano seguinte e, mais tarde, um programa de música.

Continua depois da publicidade

Durante uma exibição do jornal The Nine O´Clock News a transmissão foi interrompida, a tela ficou escura e muda por alguns segundos, até que uma pessoa surgiu com uma máscara de Max Headroom. 

Por conta do sinal ruim, quase não foi possível ouvir o que o personagem havia dito em 20 segundos. Não terminou ali, duas horas depois o canal WTTW exibia um episódio de Doctor Who quando outra invasão aconteceu. 

Nessa aparição de 90 segundos, Max faz referências a Michael Jackson e definiu Chucky Swisky — comentarista esportivo da emissora WGN — como um “maldito liberal”. Depois, satirizou a Coca-Cola e apanhou de uma mulher ao abaixar as calças.

Continua depois da publicidade

Mesmo com o esforço da agência federal de investigação dos Estados Unidos (FBI) e da Comissão Federal de Comunicações (FCC), ninguém jamais foi identificado.

TV russa invadida no “Dia da Vitória”

Em maio de 2022, logo no início da guerra entre Ucrânia e Rússia, as telas de navegação das TVs via satélite do país de Vladimir Putin sofreram ataques cibernéticos. Em vez da grade com os nomes dos programas, mensagens sobre a guerra foram exibidas. 

“Você tem sangue nas mãos”, dizia uma delas. O incidente ocorreu no “Dia da Vitória”, data em que a Rússia comemora a vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. 

As mensagens alegavam também que Moscou era mentirosa. Momentos depois de a Ucrânia alegar que as tropas russas haviam cometido crimes de guerra, incluindo execuções extrajudiciais contra civis. 

Continua depois da publicidade

O Kremlin havia ordenado que veículos de comunicação locais não deveriam usar as expressões “ataque”, “invasão” e “guerra” para se referir à guerra contra a Ucrânia. 

Record News e Wyoming Incident

Durante uma transmissão no YouTube do jornal News 19 horas, um vídeo com “mensagens misteriosas” interrompeu a programação da Record. 

Um vídeo com temática VHS apareceu na tela, com o rosto de uma figura e algumas frases como: “We present a special presentation”. 

Continua depois da publicidade

O vídeo é conhecido como Wyoming Incidente, uma história chamada de creepypasta, contos curtos de terror que rondam a internet para assustar telespectadores. 

São histórias falsas com sons que podem causar desconforto para quem assiste. Nesse caso em específico, o vídeo foi inspirado no caso de Max Headroom.

A Record se pronunciou publicamente sobre o ocorrido:

Continua depois da publicidade

"A Record News identificou uma falha na transmissão do YouTube durante o telejornal News 19 dessa terça-feira. Nosso time de TI [Tecnologia da Informação] está trabalhando para descobrir a origem do problema e também estamos em contato com a equipe do YouTube para entender o ocorrido". E finalizava: "A falha se deu somente no sinal do YouTube. As demais transmissões, inclusive o sinal de TV aberta e PayTV, não foram afetadas."

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados