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Tênis Bamba tinha várias cores e fez muito sucesso no Brasil | Reprodução/YouTube
Entre os inúmeros sucessos no Brasil nos anos 1980, algumas marcas nacionais de tênis também dominaram o público, se tornando ícones culturais e peças que não podiam faltar entre a população, especialmente entre os mais jovens.
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Entre as marcas, se destacavam Kichute, Rainha, Conga Bamba, Conga e Montreal, todas elas com características únicas que conquistaram apoiadores e clientes fiéis.
Com uma onda nostálgica sempre presente, as marcas acabam sempre sendo relembradas até hoje, mesmo após perderem espaço para marcas renomadas no mercado internacional.
Muito popular nas décadas de 1970 e 1980, a Kichute foi uma marca brasileira focada em calçados esportivos. Seu primeiro modelo foi lançado em 1970 pela Alpargatas, com os festejos do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira.
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O tênis era simples, porém muito robusto, sendo bastante resistente para a prática de esportes como futebol e vôlei. No auge do sucesso, a Kichute chegou a vencer mais de nove milhões de pares por ano, sendo um dos maiores lucros da Alpargatas.
Com o avanço do tempo e a chegada internacional na concorrência, o calçado foi perdendo força, até perder espaço nas prateleiras e lojas.
No início dos anos 2000, a marca já havia deixado o mercado. A chegada forte de empresas renomadas no ramo esportivo acabou dando resultados, com os clientes optando pelas marcas novas.
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Em 2022, o Grupo Alexandria anunciou que faria o relançamento de alguns modelos do Kichute, com previsão para serem lançados em 2023. Porém, até a produção desta matéria, ainda não estava à venda.
Um sucesso no Brasil nos anos 1980 que retornou para a alegria dos fãs foi o refrigerante Slice.
A marca Rainha surgiu em 1934, pela Saad&Cia, mas ganhou ainda mais notoriedade em 1978, quando foi comprada pela Alpargatas. A partir deste momento, a produção começou a ser em grande escala, com foco nos calçados esportivos.
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Com a tecnologia autoclave, a marca trouxe uma inovação no mercado de tênis, sendo a primeira marca esportiva a ter um acordo de patrocínio com uma equipe: a Pirelli.
A empresa se tornou símbolo no esporte na década de 1980, ajudando na profissionalização do vôlei no Brasil.
Anos mais tarde, com a concorrência já tendo assumido o protagonismo, a marca foi vendida em 2015 para a BR Sports, do Grupo Sforza, liderado pelo empresário Carlos Wizard Martins.
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Mesmo longe de seu auge do sucesso, a Rainha mantém operações online e lojas físicas em São Paulo e Minas Gerais.
Outra marca da Alpargatas a fazer muito sucesso entre os brasileiros foi a Conga. Surgiu em 1959 e atingiu seu auge entre os anos 1960 e 1970, seguindo como uma das mais vendidas no Brasil na década de 1980.
A linha foi descontinuada no início dos anos 1990, com a chegada da concorrência e perda de clientes para marcas que vieram de fora.
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Hoje, Conga não é mais uma marca, mas segue existindo como um modelo de calçados por outras empresas, como Arezzo e Anacapri.
A Alpargatas teve outro sucesso inspirado no Conga: o Bamba, que também se inspirava no design dos famosos All Star norte-americanos.
Com um solado de borracha e com o tênis sendo de lona, a marca apresentava uma grande variedade de cores e modelos para todos os públicos.
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Assim como os outros modelos, sua popularidade começou a cair no começo dos anos 1990, quando foi descontinuado. O motivo foi o mesmo que os demais: perda de espaço para os concorrentes internacionais.
Nos anos 2000, o Bamba retornou ao mercado com novas cores e formatos, para aproveitar a alta demanda da tendência retrô.
Em 2022, a mesma empresa que anunciou o retorno do Kichute informou que faria um retrofit do Bamba, mas assim como o outro modelo, não teve nenhum lançamento até agora.
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Sucesso no Brasil, a Montreal ganhou destaque nos anos 1980, chegando até a marcar presença no programa "Domingo no Parque", apresentado por Silvio Santos.
Na atração, crianças participavam de brincadeiras em que podiam ganhar prêmios e uma das opções de recompensa eram os tênis Montreal, o que ajudou a aumentar a visibilidade e o desejo pelo produto.
O tempo passou e a marca foi vendida e passou a ser produzida em Nova Serrana, Minas Gerais. Mas o auge já havia passado, e a marca enfretnou dificuldades com a concorrência.
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Com as redes sociais quase inativas e o site oficial fora do ar, a empresa indica que deve ter deixado o mercado.
Esses modelos de calçados esportivos, certamente, ficarão na memória dos amantes de esporte e dos adolescentes dos anos 1970 e 1980. A sensação de nostalgia toma conta e, sempre que o assunto vier à tona, as marcas seguirão sendo lembradas pelos fãs.
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