Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Seu nome, "Sapopemba", vem da língua tupi "sapó" (raiz) e "pem" (anguloso). | Wikimedia Commons
Entre as inúmeras ruas e avenidas que cruzam São Paulo, uma delas se destaca por seu tamanho impressionante.
Continua depois da publicidade
Localizada na zona leste, a Avenida Sapopemba tem aproximadamente 42 quilômetros de extensão e foi reconhecida pelo Guinness World Records como 'a maior avenida do Brasil', em 2024, segundo publicação da revista Casa e Jardim.
A avenida Sapopemba é uma artéria vital para a mobilidade paulistana. Ao longo de seu trajeto, há mais de 1.700 postes de iluminação pública e 40 linhas de ônibus que circulam entre São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires.
O nome “Sapopemba” vem do tupi, formado por sapó (raiz) e pem (anguloso), em referência às árvores de raízes salientes que dominavam a vegetação da antiga Mata Atlântica na região.
Continua depois da publicidade
O percurso da Sapopemba começa na Avenida Salim Farah Maluf, no distrito da Água Rasa, e termina no Largo de Santa Luzia, próximo ao centro de Ribeirão Pires, já na Grande São Paulo.
No caminho, a via é atendida por quatro estações da Linha 15-Prata do Metrô — Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus — e, futuramente, contará com a Estação Santa Clara, da Linha 2-Verde.
Após cruzar o limite entre São Paulo e Mauá, o trecho passa a ser chamado de SPA-052/031 Ramal Sapopemba, sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Continua depois da publicidade
Segundo oDicionário das Ruas da Prefeitura de São Paulo, a história da Sapopemba remonta ao século XIX, quando era conhecida como Estrada de Sapopemba.
Sua função era conectar sítios, chácaras e fazendas que existiam na região leste da cidade. Por volta de 1880, a área urbanizada de São Paulo terminava na atual Vila Gomes Cardim.
Locais como a Vila Regente Feijó, ponto inicial da avenida, ainda nem existiam, mas a antiga estrada já fazia parte do cenário.
Continua depois da publicidade
Assim como outras antigas estradas rurais — caso da “Estrada de Sorocaba”, atual Rua da Consolação, e da “Estrada de Jundiaí”, que deu origem a trechos das avenidas São João e General Olímpio da Silveira —, a Sapopemba passou por adaptações ao longo do tempo.
No entanto, ela se diferencia por manter grande parte de seu percurso original e, principalmente, por preservar seu nome histórico, símbolo da memória paulistana e do crescimento urbano da capital.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade