Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mendonça foi diretor-executivo da Comissão Nacional de Engenharia Nuclear até 1982, quando conheceu os castelos alemães | Reprodução/GoSelfie Imagens Aéreas com Drone
O pesquisador e pioneiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fernando de Mendonça, tem mais de 100 anos e foi responsável por construir a Villa Medieval no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Devido à paixão do pesquisador, esse município foi o escolhido para abrigar uma construção que parece ter saído do século 12. Os mais de 700 mil habitantes podem ver o castelo ao passar pela Estrada Bezerra de Menezes.
Nascido em 1924, Fernando Mendonça é engenheiro eletrônico e entrou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1943. Fez voos de simulação durante a Segunda Guerra Mundial, mas não chegou a combater.
Depois, foi representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto à Nasa, nos EUA. O que contribui para a criação do Inpe — em 1971 — e o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, Neil Armstrong visitou o brasileiro e trouxe um fragmento da lua para ele. Mendonça contribuiu para a escolha do lugar onde a Apollo 11 iria pousar, conforme relatou para ex-alunos do ITA, no portal ITAEx.
Para além dos títulos acadêmicos, Mendonça é um grande admirador de castelos europeus. Enquanto estava na Alemanha, costumava visitar os fortes nos dias de folga. A paixão se estendeu até outros países como País de Gales, França e a antiga Tchecoslováquia.
Mas foi em São José dos Campos onde decidiu construir o próprio castelo. A Villa Medieval possui dois castelos e uma capela. O castelo maior é medido em 4.800 m².
Continua depois da publicidade
O castelo joseense possui uma mistura de arquiteturas que existem na Europa. A parte interna da construção possui bandeiras, brasões e outros objetos que remetem à Idade Média. Mendonça fez uma espécie de escola para treinar os operários durante a construção.
Mendonça passou parte da vida em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Além de abrigar o ITA, é conhecida por ser a Capital da Aviação e possui uma importância ímpar para o desenvolvimento da aeronáutica espacial.
Gigantes como Embraer e o Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) também marcam presença. Em outubro de 2023, a Boeing inaugurou um centro de engenharia e tecnologia na cidade.
Continua depois da publicidade
Por isso, São José dos Campos ganhou um contraste no histórico tecnológico. Agora também é lembrada como a cidade do castelo, cujo proprietário é o fundador do Inpe.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade