A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 27 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Maior fábrica de carros do mundo mede 73 Maracanãs e impressiona pela escala

A planta chinesa opera como uma cidade industrial dedicada à mobilidade elétrica

Agência Gazeta

27/11/2025 às 03:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A planta é considerada o maior complexo industrial da empresa para atender o mercado interno chinês

A planta é considerada o maior complexo industrial da empresa para atender o mercado interno chinês | Divulgação

A abertura do gigantesco complexo industrial da montadora em Zhengzhou revelou uma fábrica de proporções inéditas, capaz de reunir em um só território todas as etapas de produção de veículos elétricos.

Continua depois da publicidade

Com área equivalente a 73 estádios do Maracanã, o espaço impressiona não apenas pelo tamanho, mas pela automação que ultrapassa 98% das operações.

O tour pela instalação reforça como a China consolidou um novo modelo de produção automotiva em grande escala, apoiado em tecnologia própria e integração total de processos.

Dimensão comparável ao Estádio do Maracanã

A fábrica se estende por 10,67 km², o equivalente a 73 unidades do Maracanã, marco que ajuda a traduzir o impacto visual e produtivo do complexo. No local, 57 mil funcionários atuam em setores como estamparia, soldagem, montagem final e parques de baterias, todos interligados.

Continua depois da publicidade

Segundo executivos presentes na visita, a estrutura funciona como uma “cidade fabril”, totalmente dedicada à produção de veículos elétricos e componentes de alta tecnologia.

Automação que ultrapassa 98%

O alto grau de automação chama atenção. De acordo com informações divulgadas pela empresa, mais de 98% das operações são robotizadas, incluindo quase 2.000 robôs apenas na área de soldagem.

As linhas trabalham com até 12 modelos diferentes simultaneamente, incluindo SUVs, sedãs e veículos voltados ao mercado doméstico chinês, reforçando a versatilidade da operação.

Continua depois da publicidade

A fábrica também centraliza a produção da bateria Blade, reconhecida pela resistência e citada em estudos publicados na revista científica Time como uma das mais seguras entre as tecnologias atuais.

Integração vertical como estratégia chinesa

O complexo opera com um ecossistema industrial fechado, no qual cerca de 70% dos componentes são produzidos internamente. Esse modelo reduz custos, acelera o desenvolvimento e garante independência tecnológica, características centrais da atual estratégia chinesa para mobilidade elétrica.

Segundo estudo divulgado por universidade chinesa especializada em políticas industriais, a China investiu mais de US$ 230 bilhões entre 2009 e 2023 para ampliar a cadeia de veículos elétricos.

Continua depois da publicidade

  • Impulsionou 46 montadoras dedicadas ao setor;
  • Tornou o país líder global em exportações de veículos em 2023;
  • Alcançou vendas internas superiores a 31 milhões de unidades.

No mesmo período, 41% dos carros vendidos no país foram híbridos ou elétricos, reforçando a força desse mercado interno.

Tecnologia de carregamento ultrarrápido

Durante a visita, a empresa apresentou também o Flash Charging, novo sistema de carregamento de alta potência capaz de garantir 400 km de autonomia em cinco minutos.

A solução alcança potência de até 1 MW, e segundo a companhia, 800 unidades serão enviadas ao Brasil para apoiar a expansão da infraestrutura local.

Continua depois da publicidade

Expansão internacional e impacto no Brasil

A estratégia global inclui a consolidação da fábrica instalada em Camaçari (BA), inaugurada em 2025 com investimento de R$ 5,5 bilhões. A unidade tem capacidade para produzir 600 mil veículos por ano e se posiciona como um polo exportador para toda a região.

A marca também celebrou no Brasil a venda de 100 mil veículos 100% elétricos em pouco mais de três anos, reflexo do crescimento acelerado da mobilidade elétrica no país.

Um retrato da nova corrida global

A visita ao complexo industrial chinês reforça como a combinação de escala, integração e tecnologia própria se tornou peça-chave na nova fase da indústria automotiva.

Continua depois da publicidade

A fábrica opera como símbolo dessa transformação, mantendo a China — e especialmente a montadora — no centro da disputa global pela liderança em eletrificação.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados