Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O bilionário promete que eles serão substituídos em breve | Divulgação/Imagem gerada por IA
Mark Zuckerberg, o criador do Facebook e CEO da gigante de tecnologia Meta, declarou que a era dos celulares está chegando ao fim. O bilionário está chacoalhando o mundo da tecnologia com a aposta em outro dispositivo.
Continua depois da publicidade
Os smartphones dominaram o mundo com a promessa de uma conexão permanente com a rede de computadores global, a internet, e transformou para sempre a maneira como trabalhamos, nos deslocamos, comemos e até amamos.
Mas segundo o bilionário, o smartphone apresenta problemas por não ser discreto o suficiente. A solução? Substituir por óculos inteligentes, que propiciam o acesso à tecnologia sem precisar segurar a tela nas mãos.
Zuckerberg aposta que os óculos inteligentes, vão substituir os celulares convencionais. Além de mais discretos, eles permitem uma imersão 100% do tempo, sem precisar segurar um aparelho com as mãos.
Continua depois da publicidade
Parece algo possível apenas em filmes de ficção científica, mas a Meta já lançou modelos de smart glasses em parceria com a Ray-Ban. O Ray-Ban Meta possui fones earpods, câmeras de 12 MP e microfones.
Imagine um mundo em que você pode olhar para uma placa escrita em outro idioma e ter ela traduzida imediatamente, ou um mundo em que você pode pedir informações para uma IA sem precisar nem mesmo sacar o celular. É essa a realidade que o CEO promete.
Longe de ser fruto de um sonho de mentes brilhantes preocupadas com o futuro da raça humana, há um motivo concreto para bilionários como Mark Zuckerberg apostarem em tecnologias super futuristas.
Continua depois da publicidade
O mercado de smartphones está em estagnação. Segundo a consultoria Canalys, as vendas de smartphones caíram 1% no segundo trimestre de 2025. Mesmo os modelos de entrada estão apresentando dificuldade de atrair novos consumidores, conforme os dados da consultoria.
Entre as razões para a estagnação do mercado e a queda nas vendas está a falta de inovação nos smartphones. Fala sério, o que um telefone de última geração é capaz de fazer diferente de um de três ou quatro anos atrás?
As tendências de mercado também apontam que mais pessoas estão parando de comprar os novos modelos pelo aumento de preços (o Iphone 17 pode chegar a custar 18 mil reais*), e preferindo investir num modelo confiável que dura por anos.
Continua depois da publicidade
Apostar em tecnologias ousadas que prometem mudar a maneira como vemos e interagimos com o mundo é uma maneira desses fabricantes manterem o valor de mercado frente aos acionistas.
Mas mesmo Zuckerberg reconhece que há dificuldades para a disseminação dos smart glasses. Além do preço e da falta de costume, os óculos inteligentes também levantam dúvidas quanto à segurança de dados, afinal de contas a câmera verá tudo que você também vê.
*estimativa de 10 de setembro de 2025
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade