Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O uso do sutiã é pessoal | Freepik
Chegar em casa e arrancar o sutiã, jogá-lo longe, traz aquela sensação de liberdade. Mas será que ficar sem essa peça sempre traz alguma consequência? Veja o que especialistas dizem sobre o uso do sutiã.
Continua depois da publicidade
Os seios costumam ficar mais densos durante a idade reprodutiva, devido aos altos níveis de estrogênio e progesterona secretados pelos ovários. Essas mudanças periódicas estão associadas ao período antes da ovulação até a menstruação, que causa o aumento dos seios, dor e sensibilidade.
À medida que as mulheres entram na menopausa, na faixa dos 40 e 50 anos, o tecido glandular e os lóbulos mamários diminuem de tamanho e são substituídos por gordura, segundo o portal grego Love Yourself.
Esses fatores causam uma diminuição gradual na densidade mamária, o que significa que a maior parte do tecido das mamas fica sem sustentação, podendo causar trauma e dor, se fizer movimentos agressivos, segundo Sherry Ross, médica e especialista em saúde da mulher .
Continua depois da publicidade
Dessa forma, na hora do treino, momentos fora de casa, se for dançar, saltar ou correr, os seios se movimentam de uma forma que pode causar dor, se estiver sem sutiã.
Por outro lado, ao chegar em casa e vestir roupas confortáveis, sentar para momentos de distração e lazer, será que é “seguro” tirar o sutiã e não causar flacidez? Os especialistas dividem opiniões.
"Se você não usar sutiã, seus seios vão cair e murchar gradualmente", diz a Ross. "Sem um suporte adequado e duradouro, o tecido mamário vai esticar e cair, independentemente do tamanho dos seios."
Continua depois da publicidade
Entretanto, Andrea Madrigrano, cirurgiã de mama e professora associada de cirurgia no Rush University Medical Center, em Chicago, afirma que a flacidez tem mais probabilidade de ocorrer de acordo com a densidade dos seios.
Seios com mais gordura do que tecido fibroso (de maior tamanho), têm mais probabilidade de cair. Parapessoas com seios menores, usar sutiã não traz um benefício de sustentabilidade, explica ele.
No entanto, ambos os especialistas concordam que muitos fatores estimulam a flacidez mamária, além do uso de sutiã. Entre eles, o peso, a genética, a gravidez e a amamentação influenciam muito.
Continua depois da publicidade
Sem o sustento do sutiã, o resultado mais imediato é uma dor aguda ou queimação na região do peito, sensibilidade e pressão nos seios. Não se sabe o tempo certo, após tirar essa peça do seu dia a dia, que essas dores podem aparecer.
"Acho que ninguém sabe a resposta para isso, já que há muitos outros fatores envolvidos", diz Madrigrano. Se você normalmente usa sutiã todos os dias, ficar sem sutiã por algumas semanas, mesmo que seja 24 horas por dia, 7 dias por semana, "não terá um efeito significativo", diz ela.
Para pessoas com seios grandes, mais densos, o uso do sutiã pode ajudar com a dor nas costas e a postura. O uso dessa peça traz suporte e evita que os seios sobrecarreguem os músculos abaixo dessa região, o que causa dores no peito, nas costas e nos ombros, explica Madrigano.
Continua depois da publicidade
A verdade é que esquecer o sutiã por alguns dias é bom para a pele, principalmente em casos de irritações e coceiras. O uso da peça sem intervalo pode levar ao acúmulo de suor sob e sobre os seios, levando à acne e à inflamação, diz Devika Icecreamwala, dermatologista em Berkeley, Califórnia.
Por fim, usar ou não sutiã em casa é uma questão de preferência pessoal e conforto.
"Algumas mulheres me disseram que optam por não usar sutiã porque não se sentem confortáveis ou não precisam de suporte, e algumas mulheres com seios grandes dizem que preferem usar sutiã mesmo para dormir", diz a Dra. Madrigrano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade