Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Rei do Pop era imparável | Imagem: Reprodução Youtube Michael Jackson
Um dos passos de dança mais icônicos do Rei do Pop Michael Jackson era uma inclinação sobrenatural que ele fazia com o corpo durante o vídeo clipe de Smooth Criminal. Você já imaginou como ele realizava o truque?
Continua depois da publicidade
Mais de 30 anos depois do lançamento do clipe, cientistas indianos liderados pelo médico Manjul Tripathi, da Universidade de Chandigarh, na Índia, se propuseram a investigar a fundo o movimento de Michael.
E o que os pesquisadores encontraram não foi só um truque inteligente de palco, mas também mais uma prova das incríveis habilidades de dança do Rei do Pop.
O que mais impressiona no movimento é o ângulo de inclinação do dançarino. Conforme explicou Manjul Tripathi para uma entrevista à BBC:
Continua depois da publicidade
“Os bailarinos mais treinados, com muita força concentrada no abdômen, conseguem uma inclinação de 25 a 30 graus no máximo. Michael Jackson faz um movimento de 45 graus que desafia a gravidade.”
O segredo para a inclinação está no sapato de Michael e de seus dançarinos. O calçado possui uma trava em formato de V no salto, que se fixa num prego colocado no chão. Com o sapato fixo no palco, Michael conseguia se inclinar em ângulos impossíveis.
Continua depois da publicidade
A ideia inicial era utilizar cordas presas um aro ao redor da cintura do cantor, mas colegas de Hollywood deram a ideia do salto com trava depois de ver botas dos astronautas americanos, que eram encaixadas em um trilho para dar mais segurança em gravidade zero.
Mesmo com os sapatos especiais, o truque de inclinação ainda é muito difícil de ser realizado. Conforme explicam os pesquisadores, a maior concentração de força para realizar o truque está no tendão de aquiles, que fica no calcanhar.
Para manter a inclinação, é preciso que o tendão aguente o peso de todo o corpo. Além disso, se manter reto num ângulo de 45º exige muito do abdômen, dos músculos posteriores das pernas e das costas.
Continua depois da publicidade
“Vários fãs de Michael Jackson, incluindo os autores (da pesquisa), tentaram copiar este movimento e falharam, muitas vezes se machucando em seus esforços” , contaram os pesquisadores. O líder do estudo, Tripathi, finaliza reconhecendo as habilidades de Michael:
“As chances de lesão no tornozelo são significativas. Você precisa de músculos fortes e um bom apoio ao redor do tornozelo. Não é um truque simples”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade