Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Espada-de-São-Jorge ajuda a limpar o ar e pode tornar sua casa um ambiente mais saudável | Mokkie/Wikimedia Commons
As plantas de casa muitas vezes são vistas como hobbies ou objetos de decoração, mas esse não é o caso da Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata).
Continua depois da publicidade
Cheia de significado para diferentes culturas e religiões, ela é considerada por muitos como um talismã da sorte ou até a representação de uma divindade.
Mas você provavelmente não conhece o principal benefício da Espada-de-São-Jorge, comprovado pela ciência. Veja, a seguir, como essa planta pode facilitar a sua vida.
Uma revisão de literatura publicada na revista científica Kesehatan Lingkungan mostra que a Espada-de-São-Jorge é capaz de reduzir poluentes do ar interior.
Continua depois da publicidade
Os resultados apontam que a planta consegue reduzir concentrações de monóxido de carbono (CO) em até 84,18%, absorver formaldeído em torno de 30%, além de capturar outros compostos tóxicos como benzeno e amônia.
“Essas descobertas sugerem que a planta-cobra (Espada-de-São-Jorge) tem o potencial de servir como uma solução natural, econômica e sustentável para melhorar a qualidade do ar interno”, escrevem os autores na publicação.
É quase impossível não atribuir poderes místicos a uma planta que carrega o nome de um santo. No catolicismo, São Jorge é lembrado por sua coragem e pela famosa lenda em que derrota um dragão com sua lança, símbolo da vitória do bem sobre o mal.
Continua depois da publicidade
Nas religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, a planta também possui forte significado espiritual.
Conhecida como Espada-de-Ogum, ela está associada ao orixá Ogum – o guerreiro das batalhas e da justiça, protetor dos caminhos e das lutas diárias.
É justamente do formato das armas desses heróis e entidades que surge o nome da planta: suas folhas longas, eretas e pontiagudas lembram lanças e espadas empunhadas em combate.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade