Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Gerente de complexo de hóteis do Valle do Nevada compara turistas brasileiros a podlles | Divulgação
Rodrigo Côrtes, gerente de operações hoteleiras dos três hotéis que formam o Valle Nevado Ski Resort, trabalha há 15 anos no point de inverno dos brasileiros no Chile. Em entrevista para Valmir Moratelli, da VEJA, em 2024, o chileno conta o choque cultural entre chilenos e brasileiros.
Continua depois da publicidade
Há alguns anos, o destino favorito de turistas brasileiros que queriam conhecer a neve era Bariloche, no sul da Argentina, explica Rodrigo.
Mas, devido às condições climáticas do Chile, o Valle do Nevado se tornou o destino favorito de muitos brasileiros, pelo fato de a região ter um tipo de neve mais seca – excelente para os amantes do esqui.
Hoje, o mercado brasileiro representa aproximadamente 60% das reservas do Valle do Nevado. O gerente conta que muitos vêm para a neve, depois aproveitam o hotel. Os brasileiros desfrutam muito do hotel, da piscina, da cerveja, do vinho e da gastronomia local.
Continua depois da publicidade
“É como um segundo Brasil”, conta Rodrigo. Ele explica que os brasileiros são muito diferentes dos chilenos, porque são mais alegres e falam alto – igual aos italianos, segundo o gerente do Valle do Nevado – enquanto os chilenos são mais calmos e recatados na visão dele.
O gerente do resort, que lida com turistas do mundo todo, conta sobre a rotina dos turistas brasileiros: “Não gostam de normas para nada! A gente diz: ‘Senhor, sua reserva é às 19h’, eles chegam às 21h30”, segundo Rodrigo, este é um comportamento “bem brasileiro”. Que vê o Brasil como um lugar de pessoas alegres e menos “quadradas”.
Ao explicar para Valmir Moratelli, como lida com os hóspedes do Brasil, ele brinca e compara os turistas brasileiros a poodles que, segundo ele, são bravos, falam alto, mas quando ameaçam, chamam a polícia, a “valentia acaba”.
Continua depois da publicidade
O hotel tem a capacidade de 58 habitações, com 570 camas. Quando atingem em 100% da capacidade, chegam a ter 650 pessoas, mas camas adicionais podem ser colocadas nos quartos.
Fora os hotéis, são onze condomínios, de aproximadamente 300 apartamentos. Um pouco mais de 2.000 moradores. Há ainda os turistas que não dormem no Valle Nevado, preferem algo mais econômico, como ficar em Santiago e subir durante o dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade