Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Inteligências Arificiais tomam o lugar de interações humanas. | Imagem: PxHere
Enquanto empregos mais mecânicos são facilmente substituíveis pela inteligência artificial, algumas pessoas também já experimentam utilizar as IAs para outras funções, como a de psicólogo. Uma mulher decidiu utilizar o ChatGPT como terapeuta e se chocou com a resposta.
Continua depois da publicidade
Com suas interações humanizadas, treinadas com incontáveis interações humanas na internet, ferramentas como o ChatGPT e o DeepSeek passam a impressão de serem mais do que realmente são: super computadores localizados em países distantes realizando cálculos.
O que faz alguém utilizar a máquina fria como terapeuta? E por que a resposta do chat surpreendeu tanto a mulher? Entenda agora:
Um estudo realizado por pesquisadores de Melbourne, Austrália, mostrou que a maioria das pessoas prefere receber conselhos de outros seres humanos.
Continua depois da publicidade
Mas quando os voluntários receberam conselhos sobre dilemas sociais tanto de IAs quanto de colunistas profissionais, as respostas da IA pareciam mais equilibradas, completas, empáticas e úteis.
O estudo argumenta que o motivo é que os chats são programados para priorizar agradar ao máximo o usuário. Um usuário insatisfeito com o conselho e exposto ao contraditório não usaria mais o chat.
Julia Baird, jornalista, é uma pessoa bastante crítica ao uso das IAs, mas decidiu pedir um conselho sobre um aspecto profundo da sua vida depois de receber cartas de leitores que utilizam o ChatGPT como amigo, confidente e até terapeuta.
Continua depois da publicidade
“Quando eu li, senti arrepios”, conta a jornalista. “Eu sabia que a inteligência artificial tomaria nossos empregos, mas não esperava que ela tomaria nossos corações. O meu coração, os dos meus filhos”.
Dimitry, entrevistada por Julia Baird, afirma que utiliza o ChatGPT como confidente porque não possui tempo e dinheiro para passar por um processo terapêutico profissional. “O que eu mais amo [no chat] é a acessibilidade”.
“Eu priorizo a saúde mental dos meus filhos, o que significa que meu próprio apoio precisa ser… Bem, gratuito e disponível às 23h47, quando eu sinto coisas enquanto como torradas debruçada na pia.”
Continua depois da publicidade
Para o diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, as pessoas são levadas a enxergar inteligências artificiais como um amigo sob demanda porque são solitárias, com pouca interação social humana no dia a dia.
“Muitos estadunidenses afirmam ter apenas três amigos”, conta o magnata, “mas eles gostariam de ter muito mais. As pessoas se sentem mais sozinhas do que gostariam na maior parte do tempo”.
Como terapeuta ou confidente, algoritmos como o ChatGPT parecem apenas suprir uma necessidade. Seja a de um espaço seguro para atendimento psicológico, ou de amizades profundas e reais, cada vez mais raras em nossa sociedade individualista e hiper produtiva.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade