Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cidade possui uma beleza arquitetônica, histórica e gastronômica | Freepik | Asian city with waterfront
Essa cidade foi apontada como a sétima melhor cidade do mundo para amantes da gastronomia. As técnicas e os sabores tradicionais que vieram da miscigenação entre indígenas, africanos e portugueses oferecem uma experiência única para quem prova a comida desse lugar.
Continua depois da publicidade
Belém é a única cidade representada no ranking da revista internacional Lonely Planet, referência mundial em guias de viagem. Alguns chefs de cozinha da “cidade das mangueiras” também ganharam destaque, como Thiago Castanho.
Desde 2015, a cidade é também considerada como “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco.
Somente duas cidades da América Latina estão no ranking da revista Lonely Planet. Além de Belém, Lima, Peru, aparece na sexta posição. Veja o ranking:
Continua depois da publicidade
Dentre os pratos mais conhecidos na culinária paraense, destaca-se a maniçoba. Parecido com a feijoada, essa comida é feita de uma erva que precisa ser cozinhada por dias antes de ser servida.
Além disso, a maniçoba precisa de tucupi. Um caldo ácido e aromático extraído da raiz da mandioca que precisa de seis horas de descanso para separar o sedimento grosso do líquido leve. Muito usado para fazer o famoso tacacá.
A revista mencionou a Soverteria Cairu como uma das mais icônicas do mundo. Reconhecida pelos seus sabores exclusivos de cupuaçu, bacuri, taperebá, uxi, muruci e castanha-do-pará.
Continua depois da publicidade
Outro exemplo de protagonismo da cidade é o chocolate de Dona Nena. Seus doces são produzidos na Ilha do Combu, nas margens do rio Guamá.
A cidade é uma metrópole amazônica que possui uma mescla de cultura indígena, africana e portuguesa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade