A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 23 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Município do interior de SP tem mais bois do que gente

Levantamento com dados do IBGE mostra um reflexo nacional: existem mais gados do que pessoas no País

Leonardo Siqueira

23/10/2025 às 16:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O município faz parte da Serra do Itaqueri, uma das mais belas do estado de São Paulo

O município faz parte da Serra do Itaqueri, uma das mais belas do estado de São Paulo | Freepik

Em diversas cidades no interior de São Paulo o número de chifres ultrapassa o de cortes de cabelo. Levantamento com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelou algo curioso: em três municípios de SP, o número de bovinos é muito superior ao da população humana. 

Continua depois da publicidade

O primeiro lugar tem aproximadamente uma população de 4.200 habitantes, ao mesmo tempo que 18 mil quadrúpedes que mugem circulam a economia da cidade. A proporção é de cerca de quatro bois para cada pessoa

Além da cidade dos chifres

O município que detém essa marca e lidera o ranking é Corumbataí (SP). Região com grande força na pecuária. Localizado na Serra do Itaqueri, a três horas da capital paulista, possui 4,3 bois para cada habitante

O município se destaca não só pela quantidade de gado, mas pelo esgoto 100% tratado e água pura de fontes naturais. O turismo também é muito popular na região. O Rio Corumbataí está completamente despoluído e pode ser usado para banho. 

Continua depois da publicidade

Se a intenção do visitante for conhecer o rio, os moradores indicam a belíssima Cachoeira do Cuscuzeiro. Depois, se bater a fome, a leitoa à pururuca é um prato tradicional na cidade. 

Além disso, é possível experimentar as pingas artesanais, visitar as ruínas da olaria, o casarão do filme do cantor Daniel e as cavernas da região. 

Outras cidades do interior de SP com muitos bois

Outros municípios seguem a mesma tendência de Corumbataí. Como Analândia (SP), que possuí 2,2 boi para cada morador. Veja a lista completa:

Continua depois da publicidade

  • Analândia (SP): 5.494 moradores para 11.650 bovinos;
  • Divinolândia (SP): 11.305 habitantes para quase 24 mil cabeças de gado;
  • Itobi (SP): 8.227 pessoas para 16 mil bovinos;
  • Águas da Prata (SP): 7.463 moradores para 14.200 bovinos.

Esse é um reflexo do cenário nacional. Dados de 2024 da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo IBGE, mostraram que o Brasil tem 12% mais bovinos do que pessoas. Em valor bruto, são 238,4 milhões de cabeças de gado.

Já a população brasileira, estimada no mesmo ano, era de 212,5 milhões. O maior rebanho de gado está concentrado em São João Félix, no Pará — em 2025 a estimativa foi de 2,52 milhões de cabeças de gado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados