Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse asteróide vale mais do que o PIB do mundo inteiro | Imagem: Reprodução Youtube NASA
O telescópio Hubble orbita o planeta Terra investigando o espaço 24 horas por dia, sete dias por semana. Das suas mais diversas descobertas, uma interessou bastante os cientistas: um asteroide metálico com mais de 10 mil toneladas de ouro.
Continua depois da publicidade
O Psyche 16, como é conhecido o asteroide, já era conhecido desde 17 de março de 1852, quando foi mapeado pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis, mas foi com os telescópios modernos que foi possível entender sua composição.
Medindo 226 quilômetros de circunferência (quase do tamanho do Rio de Janeiro), o asteróide está localizado no Cinturão de Asteróides entre Marte e Júpiter. Conheça os planos da Nasa para esse asteroide.
Em filmes de ficção científica, naves e mega estruturas são construídas com os recursos minerais do espaço. O governo americano calculou que só o aço necessário para construir a Estrela da Morte de Star Wars custaria US$ 852 quatrilhões e levaria 800 mil anos para ser minerado.
Continua depois da publicidade
De olho na demanda atual e futura de metais para a humanidade, em especial os metais raros, alguns astrônomos propõem minerar asteroides, e o Psyche 16 é um forte candidato.
A maioria dos asteroides do Cinturão são compostos por gelo, sem muito valor. Já o Psyque 16 não é só metálico, mas estimativas recentes descobertas apontam para uma grande proporção de ouro, 10 mil toneladas, e 100 mil toneladas de platina.
Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o asteroide pode valer 700 trilhões de dólares. Esse valor ultrapassa seis ou sete vezes o PIB de todo o planeta somado.
Continua depois da publicidade
Para explorar mais de perto esse asteroide, e bolar um plano para trazer toda essa riqueza para a Terra, a Agência Espacial Americana (NASA) lançou em 2023 uma sonda que começará a orbitar a sonda Psyche 16 por dois anos a partir de agosto de 2029.
Trazer todo esse ouro, platina e outros elementos preciosos podem trazer consequências incomuns para a economia global. Como o que faz do ouro ser tão precioso é sua raridade, inundar o mercado com o metal pode fazer ele ficar, na verdade, bem mais barato.
Além da NASA, bilionários como Elon Musk, dono da SpaceX, também já cobiçam o asteroide, com esperança de ampliar ainda mais suas riquezas desproporcionais.
Continua depois da publicidade
A missão Psyche 16 pode revolucionar para sempre a humanidade. Minerar do espaço significa trazer para a Terra um estoque inesgotável de recursos. A dúvida que fica é: o que vamos fazer com tanto ouro?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade