Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Garagem da Frente? Esse certamente não é um nome adequado | Imagem gerada por inteligência artificial
Já imaginou se chamar “Nugget de Peixe”? ou “Rua Sem Saída da Silva?” Uma lista inusitada de supostos nomes “proibidos pelo SUS” foi vazada nas redes sociais, cheia de nomes estranhos, engraçados e até de duplo sentido, para o divertimento de usuários.
Continua depois da publicidade
A lista, que foi divulgada no X (antigo Twitter) pelo usuário @konther, faz parte do documento oficial “Regras de higienização e qualificação de informações do cadastro nacional de usuários do SUS”, de 2015.
Trata-se na verdade de um documento do DATASUS ensinando funcionários a como fazer registros no CadÚnico. Mas entre as informações técnicas, na página 25, uma lista de termos proibidos chama atenção com nomes como “Bife a Rolê”, “Chupetinha”, “Área Vip” e muito piores.
Com a repercussão, o documento que constava disponível nos servidores oficiais do Sistema Único de Saúde foi retirado do ar, mas na internet nada morre. É possível conferir e dar muita risada com a lista completa em um post no Reddit, e o documento consta completo no Scribd.
Continua depois da publicidade
Embora os termos não devam constar no Cadastro Único do SUS, esses nomes não estão realmente proibidos, conforme contou a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Na verdade, segundo a Lei dos Registros Públicos (nº 6.015/73), cabe ao registrador negar nomes que tenham “o potencial de expor uma criança a uma situação vexatória perante a sociedade ou seus pares”. Não existe uma lista fixa de nomes proibidos.
Mesmo assim, a lista não para de divertir os internautas. Entre os tantos nomes inusitados do Brasil, imagina chamar seu filho de “Bueiro Onde Desce o Careca”?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade