Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Embora seja um processo natural, o problema é agravado pela ação humana | Divulgação
Moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo, convivem com um medo antigo que se renova todos os dias: o desaparecimento da faixa de areia por causa do avanço do mar. A situação já virou rotina e preocupa quem vive ou visita a cidade.
Continua depois da publicidade
A Praia do Gonzaguinha, um dos cartões-postais da região, vem perdendo espaço para o oceano desde a fundação da cidade, em 1532. O cenário piora com o tempo e o que era comum décadas atrás, como jogar tênis na areia, hoje parece impossível.
O problema, embora natural, é potencializado pela ação humana. Conforme noticiado pelo Diário do Litoral, o grande vilão dessa transformação é a erosão costeira — fenômeno que ocorre quando a força das ondas remove sedimentos das praias.
Essa remoção constante acaba estreitando a faixa de areia e colocando em risco a estrutura urbana próxima ao mar. A erosão por si só já é preocupante, mas fatores como o desmatamento e as mudanças climáticas agravam ainda mais a situação.
Continua depois da publicidade
Não é segredo que o litoral paulista enfrenta o avanço do mar e o desaparecimento de suas praias. Em São Vicente, a história se repete de forma cada vez mais rápida, ameaçando não apenas o lazer dos visitantes, mas a segurança dos moradores.
De acordo com pessoas mais antigas da cidade, nos anos 1950 era possível montar uma rede de tênis na Praia do Gonzaguinha e praticar o esporte sem dificuldade. Hoje, a paisagem mudou e o espaço na areia é cada vez mais escasso.
O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) elaborou, em 2017, o Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo. O estudo aponta as praias que podem ser invadidas pelo mar em um futuro próximo — e a de São Vicente está na lista.
Continua depois da publicidade
Segundo o levantamento, várias faixas de areia estão ameaçadas. Isso afeta diretamente o turismo e a qualidade de vida de quem depende da praia, seja para trabalhar, se divertir ou simplesmente morar perto do mar.
A erosão já seria um desafio difícil de enfrentar, mas as ações humanas tornam tudo mais crítico. O desmatamento contribui para o desequilíbrio ambiental, enquanto as mudanças no clima global aceleram a força e a frequência das ondas.
Vale ressaltar que a ação humana, como o desmatamento, podem influenciar as mudanças climáticas, que, por sua vez, ampliam os efeitos da erosão costeira e colocam mais regiões em risco.
Continua depois da publicidade
A Praia do Gonzaguinha é mais do que um ponto turístico — é parte da identidade da cidade de São Vicente. Com o mar avançando cada vez mais, moradores e comerciantes locais temem pelos impactos econômicos e ambientais a curto prazo.
Além da perda de área útil para lazer, a erosão costeira pode comprometer calçadões, vias urbanas e até construções próximas à orla. O alerta está dado: se nada for feito, o mar pode apagar parte importante da história do litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade