A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 26 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

O perigoso 'detox do momento': médicos alertam para os riscos do enema de café

Técnica injeta a bebida pelo reto com promessas de cura, mas não tem indicação médica segura

Joseph Silva

26/10/2025 às 14:04

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Médicos alertam para sangramentos, infecções e alterações eletrolíticas graves.

Médicos alertam para sangramentos, infecções e alterações eletrolíticas graves. | Pexels

Uma prática perigosa, o enema de café, vem ganhando popularidade nas redes sociais, onde se injeta a bebida pelo reto para "limpar" o intestino. A técnica, que possui mais de 44 mil publicações no Instagram marcadas com a hashtag #enema, promete emagrecimento, alívio da dor, melhora do humor e até cura do câncer.

Continua depois da publicidade

Contudo, a oncologista clínica Ana Paula Garcia Cardoso alerta: "Não há evidências científicas que sustentem essas alegações, e os riscos à saúde são reais". A prática faz parte da "Terapia de Gerson", uma teoria empírica de 1930 que associava dieta vegetariana, suplementação e enemas, incluindo o de café.

A especialista ressalta que essa é uma teoria "sem nenhuma comprovação científica, reprodutibilidade ou consistência". Entretanto, relatos pessoais e promessas simplificadas, que iludem as pessoas, costumam viralizar nas redes sociais, perpetuando a fantasia.

Quais são os riscos imediatos da prática?

Não existem estudos que comprovem os benefícios do enema de café para desintoxicação ou limpeza intestinal. Por outro lado, os riscos podem ser graves e incluem: dor, cólica, sangramentos, diarreia, urgência para evacuar e queimaduras retais.

Continua depois da publicidade

O uso inadequado ou frequente também pode levar à desidratação, inflamação da mucosa intestinal, ansiedade, palpitações e alterações eletrolíticas devido à absorção de cafeína. Em situações mais graves, pode ocorrer infecção generalizada e perfuração intestinal.

Pessoas com doença inflamatória intestinal, fissuras, hemorroidas ou que passaram por cirurgias no reto ou cólon são ainda mais suscetíveis a esses riscos. O Cremesp publicou um alerta sobre os riscos, chamando a prática de "charlatanismo".

Alternativas seguras para a saúde intestinal

Para quem deseja melhorar a saúde intestinal e a digestão, o ideal é procurar um médico especialista. Além disso, adote hábitos saudáveis, como praticar atividade física, beber a quantidade ideal de água e ingerir mais alimentos fontes de fibras.

Continua depois da publicidade

Você também deve reduzir o consumo de gorduras de origem animal e carne vermelha. Mantenha-se alerta ao que se vê na internet e desconfie de promessas milagrosas e curas "naturais". A oncologista adverte: "Uma mentira repetida inúmeras vezes não vira verdade".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados