Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Areias brancas de Cabo Frio são atribuídos a solo antigo rico em quatzo | Imagem: Arielom10/Wikimedia Commons
O vento na cara, o som das ondas do mar, o sol queimando a pele… A praia é realmente um paraíso. Mas você sabia que por baixo da areia quente segredos geológicos e tesouros naturais se escondem?
Continua depois da publicidade
A maioria das pessoas não pensa muito sobre o que está embaixo das areias das dunas quando resolve fazer uma viagem para relaxar, mas cada praia é única, e a composição de cada praia depende do que está embaixo dela.
Entenda agora o que está embaixo da areia das praias e por que é importante para os países saberem o que se esconde em suas praias.
A areia é formada por rochas trituradas pelos intemperismos físicos, como o vento, as ondas do mar, a água corrente de rios e outros elementos. Água mole, pedra dura, tanto bate até que tritura.
Continua depois da publicidade
Por isso, o que compõe a areia varia de praia para praia, e com os elementos geológicos que estão por baixo das areias não é diferente. Cavando o suficiente na praia,chega-se numa camada de areia bastante dura e compactada pela pressão, chamada arenito.
Nesse ponto, pás e baldes já não conseguem penetrar o solo, é preciso brocas e equipamentos especiais de escavação. A profundidade da areia e do arenito depende de diversos fatores, como idade geológica da praia, ângulo, padrão das ondas do mar e até composição das rochas ao redor.
Depois da camada de arenito, chega-se ao leito rochoso da praia, e novamente cada praia se mostra única. Na região mediterrânea é possível encontrar calcário, rocha formada por restos de animais marinhos.
Continua depois da publicidade
Em Dover, na Inglaterra, é possível encontrar giz, um tipo de calcário formado por plânctons. No golfo da Flórida é possível achar matéria orgânica e lama negra. Já nas praias do Brasil, o mais comum é achar rochas magmáticas, como o granito e o basalto.
A areia na verdade é utilizada em várias indústrias, inclusive na valorizada indústrias de silício, que gera os microchips que moldam o futuro. A areia também é utilizada na fabricação de vidro e de asfalto.
O material também é utilizado no concreto (cimento, água, areia e brita), e é fundamental para a indústria petrolífera, no processo chamado de fracturação (ou fracking). Com ele, é possível extrair mais petróleo e gás natural dos poços.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade