Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Andar com os braços atrás do corpo pode ter dois significados | Foto gerada por IA
Andar com as mãos atrás das costas pode parecer irrelevante quando olhamos para alguém, mas esse gesto diz muito sobre aquela pessoa. Rodrigo Pérez, especialista em linguagem corporal, afirma que essa posição causa duas impressões: autoconfiança e reflexão.
Continua depois da publicidade
Segundo Pérez, criador do Guia de Linguagem Corporal, até 93% da comunicação entre as pessoas é feita pelos gestos, de maneira não verbal. Apesar das diferenças culturais, é possível conhecer uma pessoa pela maneira como ela usa o corpo.
As mãos para trás podem ter duas interpretações, então é importante analisar outros aspectos gestuais da pessoa, como seu olhar ou até mesmo seu aperto de mão.
O especialista afirma que a primeira sensação que alguém tem quando vê uma pessoa andando com as mãos para trás é de segurança e autoridade. Isso porque, nessa posição, o tórax e abdômen ficam expostos.
Continua depois da publicidade
Deixar essas regiões, que são áreas vulneráveis, desprotegidas e destacadas, mostra que a pessoa não tem medo de um ataque, sem medo de ameaças.
Essa sensação de autoridade é muito usada por professores e militares, que frequentemente ficam nessa posição. Isso também ajuda o cérebro a ter a percepção de segurança quando alguém anda desse jeito.
Andar com os braços para trás também tem outro significado: o de reflexão. Isso porque essa é uma forma de bloquear estímulos externos, permitindo maior concentração nos pensamentos.
Continua depois da publicidade
Segundo Pérez, isso cria um espaço de tranquilidade que facilita o surgimento de pensamentos profundos ou criativos. Para os outros, parece que a pessoa está concentrada, passando uma aura de seriedade e introspecção.
Os pequenos gestos são importantes para compreender uma pessoa. Por isso, é importante ficar atento aos sinais quando vai conhecer alguém, pois, assim, você conseguirá entender a personalidade e até mesmo os gostos dessa pessoa sem ao menos perguntá-la.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade