Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Hábito de mexer as pernas pode causar estranhamento. | Imagem: PickPik
Muitas pessoas possuem o hábito de mexer as pernas sem parar quando estão sentadas, e esse movimento pode irritar os colegas ou o parceiro durante uma conversa.
Continua depois da publicidade
O que pode parecer sinal de tédio e desinteresse na verdade possui razões psicológicas ou patológicas profundas, e médicos e psicólogos se debruçam sobre essa questão.
Saiba agora as razões para mexer a perna quando se está sentado e o que o gesto pode revelar sobre você!
O gesto não é ligado a um pensamento consciente, e se manifesta fora do controle da pessoa. Segundo o psicólogo Hugo Marietan, é uma rota de fuga do estresse, da ansiedade ou da sobrecarga mental.
Continua depois da publicidade
Um estudo da Universidade de Harvard, Estados Unidos, mostrou que mexer as pernas pode ser “estimulação cerebral não canalizada”. Ou seja, quando o cérebro está cheio, o corpo busca se “entreter” de alguma outra forma.
Para o estudo, o ato nem sempre está ligado ao estresse. Às vezes o cérebro sente falta de estímulos sensoriais, e busca compensar a falta com o estímulo da perna se mexendo.
Às vezes mexer a perna excessivamente por baixo da mesa pode estar relacionado a quadros clínicos de menor ou maior seriedade.
Continua depois da publicidade
A síndrome das pernas inquietas, por exemplo, é um distúrbio neurológico que faz as pernas do paciente “doerem” em momentos de repouso, o que gera os movimentos involuntários constantes.
Já casos de ansiedade generalizada também podem gerar movimento involuntário, e por vezes até violento, das pernas. A ansiedade generalizada gera contração muscular, bem como palpitações, movimentos involuntários da pálpebra e suor excessivo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade