Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dormir com a porta aberta melhora o sono? | Imagem gerada por IA
Um hábito simples, como dormir com a porta do quarto aberta, pode ter mais impacto na sua saúde do que você imagina. Estudos mostram que ele melhora a qualidade do ar e favorece um sono mais profundo e restaurador.
Continua depois da publicidade
Dormir com a porta aberta favorece a circulação de ar no quarto. Isso reduz os níveis de dióxido de carbono (CO2) durante a noite e melhora a qualidade do ar respirado enquanto se dorme.
Com menos CO2 acumulado, há menos interrupções no sono. A respiração se torna mais eficiente, resultando em noites mais tranquilas e menor sensação de cansaço ao acordar.
Estudos indicam que manter a porta aberta durante a noite aumenta a profundidade do sono. As pessoas relatam menos despertares, maior sensação de descanso e menos fadiga ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Segundo dados analisados por Mishra, Liao e outros especialistas, os voluntários demonstraram maior satisfação com a qualidade do sono quando a ventilação do quarto era favorecida.
Ao contrário do que muitos pensam, dormir com a porta aberta não compromete o conforto térmico. Pesquisadores destacam que a temperatura no quarto permanece estável.
Com a circulação natural do ar, o ambiente se mantém agradável, sem exigir aquecedores ou ventiladores, o que também reduz o consumo de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Com a porta fechada, os níveis de CO2 aumentam, o sono é mais leve e as chances de despertar durante a noite são maiores. Já com a porta aberta, a qualidade do sono tende a ser superior.
A sensação ao acordar também melhora: mais disposição, menos fadiga e maior bem-estar foram observados em quem adotou o hábito de manter a porta entreaberta ou aberta.
Apesar das vantagens para o sono, manter a porta aberta pode ser perigoso em caso de incêndio. De acordo com pesquisadores, dormir com a porta fechada reduz a entrada de fumaça e calor no quarto.
Continua depois da publicidade
Por isso, a escolha entre manter a porta aberta ou fechada deve considerar fatores como segurança contra incêndios e condições estruturais da residência.
Se o seu foco for melhorar o sono e a qualidade do ar, deixar a porta aberta pode ser uma boa opção. Porém, se você mora em um local com risco de incêndios, considerar a segurança é essencial.
O importante é equilibrar os benefícios do conforto com os cuidados necessários para garantir uma noite tranquila e segura.
Continua depois da publicidade
Antes de dormir, observe como está a ventilação do quarto. Em casas com janelas pequenas ou ausência de ar-condicionado, manter a porta aberta pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.
Adotar práticas simples, como essa, pode melhorar consideravelmente o descanso noturno e trazer reflexos positivos para a saúde ao longo do tempo.
Dormir com a porta aberta pode parecer um detalhe, mas, como mostram diversos estudos, esse hábito tem impacto direto no bem-estar. É uma escolha pequena que traz grandes benefícios para o corpo e a mente.
Continua depois da publicidade
Como tudo na vida, a decisão final deve considerar seu contexto pessoal. Mas agora, com informações científicas em mãos, fica mais fácil dormir tranquilo — de porta aberta ou fechada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade